Coordenadores da defesa civil da região participam de curso de capacitação

Formação ocorreu nos dias 22 e 23 e abordou a utilização de sistemas

Amanda Borges, com reportagem de Jaqueline Lopes

Nos dias 22 e 23 de novembro, em Irati, ocorreu a Capacitação dos Coordenadores Municipais de Defesa Civil dos 20 municípios da área de atuação do 3º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros, da Ansulpar e Amcespar. O evento foi promovido pelo próprio Corpo de Bombeiros, na Câmara de Vereadores do município e foi ministrada por profissionais atuantes na Coordenadoria Estadual de Defesa Civil. Os palestrantes instruíram os profissionais de Irati e região a utilizar uma plataforma que promete agilizar o atendimento à população.

De acordo com a Capitã e Coordenadora do Corpo de Bombeiros de Irati, Carla Adriana Spak Sobol, comandante do Corpo de Bombeiros de Irati, o sistema é referência nacional e já foi, inclusive, premiado em um evento no Japão. “Os coordenadores estão tendo essa capacitação, para que nesse sistema eles possam colocar as pessoas que vão estar engajadas dentro de um plano de contingência, para poder atuar num evento danoso de cada município”. Em uma situação de emergência, é crucial que o atendimento ocorra de maneira mais ágil possível, já que, em muitas delas, existem riscos materiais ou, em casos mais graves, à vida das pessoas envolvidas no ocorrido. Por isso, a utilização da plataforma será de extrema importância, já que esse processo deverá ocorrer de maneira muito mais ágil que pelos métodos tradicionais.

Contudo, Carla explica que para que o sistema opere de maneira correta, ele demanda do abastecimento de informações cadastradas pelos coordenadores de cada município. Por conta disso, para que o atendimento, nesses novos padrões, ocorra de maneira efetiva e os recursos da plataforma sejam utilizados por completo, a formação foi de extrema importância.

A responsabilidade de instruir os presentes ficou a cargo de Misael Márcio Ferreira Borges, bombeiro civil e analista de Tecnologia da Informação, e Dilvis Lambaret, cabo de bombeiro e analista do CEGERD (Centro Estadual de Gerenciamento de Riscos e Desastres). Ambos atuam na Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, localizada em Curitiba e secretariada pelo Coronel Raimundo Fernando Schning.“É uma parceria: município, bombeiros e defesa civil estadual, que faz a gestão dos municípios. Como na minha área de atuação são os 20 municípios, a gente concentrou esse treinamento aqui para Irati, para capacitar o maior número de municípios. E justamente pela demanda da defesa civil do estado em atender também o estado inteiro”.

Assista a matéria em vídeo.