Forte chuva de granizo atinge interior de Irati

Situação climática afetou o plantio e colheita de alguns produtos cultivados nas localidades

Amanda Borges

Na tarde desta segunda-feira (27), uma forte chuva de granizo atingiu várias localidades do interior de Irati. Há registros das fortes chuvas na Linha B, Colônia Gonçalves Junior e Volta Grande. A situação climática afetou o plantio e colheita de produtos cultivados nas localidades, como o fumo e soja.  

A chuva de granizo durou de 15 a 20 minutos, segundo relatos dos moradores, a estimativa dos agricultores é perda de 80% do plantio. De acordo com o Corpo de Bombeiros, não houve registros de acionamentos devido às situações de emergência causadas pelo mau tempo até o momento.

Além disso, no feriado de Natal (25) e no dia 26, também ocorreram chuvas de granizo nos municípios de Rio Azul e Rebouças, em que destruiu lavouras, houve destelhamento de casas e estragos em antenas parabólicas.

De acordo com a página do Facebook Fumicultores do Brasil, “o dia de Natal de 2021 será lembrado por uma grande chuva de granizo, que destruiu lavouras inteiras pelo município de Rio Azul Paraná”.

Segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (SIMEPAR), só deverá chover novamente na quinta-feira (30), com uma probabilidade de 97% e com um acúmulo de 4.0mm. Ainda, a chuva virá acompanhada de ventos L 5 km/h com rajadas de 30 km/h.