Guarda Municipal de Irati participa de curso de atendimento pré-hospitalar

Oficinas foram ministradas pela Polícia Civil por dois pós-graduados na área

Jaqueline Lopes

Os guardas municipais de Irati participaram de um curso de capacitação, desta vez, foi sobre atendimento pré-hospitalar, que ajudará nas ocorrências. As aulas foram realizadas pela Polícia Civil, e acontecem no Centro da Juventude, nos dias 09 e 10 de novembro.
O curso foi de 16 horas com aulas teóricas e práticas. E aprenderam sobre como fazer o atendimento inicial quando um colega ou terceiro se ferir em alguma ocorrência, o que fazer em situações de sangramento massivo, verificar a parte de respiração, entre outros, até que o socorro chegue ao local e faça o atendimento especializado. O curso é mais avançado que o de primeiros socorros.
Quem ministrou o curso foi Adriane Blanski, escrivã da Policia Civil do Paraná pós-graduada em atendimento pré hospitalar de combate, que é de Irati, e Gilson André Acosta de Jesus, investigador de Polícia do Cope, também pós-graduado na mesma área.
De acordo com o comandante da GM, Averaldo Lejambre, este é mais ensinamento que agrega no serviço dos guardas do município. “É mais um curso importante e útil para quem atua na segurança pública, porque no dia a dia não sabemos o que pode ocorrer e, muitas vezes, esse primeiro atendimento, a primeira ação de quem está ali, pode dar uma sobrevida e salvar essa pessoa. Alguns casos são possíveis que não tenha tempo hábil para a chegada do socorro ou deslocar até um hospital. É um curso de extrema importância pensando em que pode salvar uma vida”, destaca.

Os guardas realizaram várias atividades práticas no curso – Foto: Adriana Blanski

Para o secretário de Segurança de Irati, Edson Elias, este foi mais um aperfeiçoamento da GM de Irati para os atendimentos das ocorrências. “Mais um curso espetacular da Guarda, com todo o apoio do prefeito Jorge Derbli e a vice Ieda, que investe em qualidade na Secretaria de Segurança. É um curso mais avançado do que os de Primeiro Socorros, que a Polícia Civil e Corpo de Bombeiros têm e, agora, a GM de Irati terá essa qualidade. Quero agradecer os instrutores, Adriane e Gilson, que vieram passar o conhecimento nesse curso gratuito da GM”
A escrivã Adriane comentou sobre participar no curso na cidade natal. “Para mim é orgulho estar aqui, ministrando para a GM da minha cidade, viajamos para vários locais, até fora do estado, e hoje, estar dentro de casa, ensinando eles, é um orgulho”, disse. Os dois policiais realizam esse curso em várias cidades, inclusive, fora do Paraná. Eles fazem parte do PH em combate junto com mais 80 colegas pós-graduados na área.
Gilson André completou que foi muito bem recebido em Irati e é uma das funções dividir informações e conhecimentos. “É um prazer estar em Irati, dividindo o que sabemos com os guardas municipais. O curso foi excelente na troca de informações, é uma realidade diferente de um município para o outro, de uma força de segurança para outra, apesar do objetivo ser o mesmo. A gente pode ter uma noção da realidade dos guardas e trocar um pouco das experiências”, comenta.