PM de Irati comemora aniversário com homenagem aos cidadãos

Foto: Bárbara Gardin/Solenidade em comemoração ao aniversário da PM de Irati contou com a presença de autoridades locais e estaduais,

Foto: Bárbara Gardin/Solenidade em comemoração ao aniversário da PM de Irati contou com a presença de autoridades locais e estaduais, além da comunidade

A Oitava Companhia Independente da Polícia Militar de Irati, comemora oito anos em 2018. E para celebrar a data, os militares prepararam uma solenidade com entrega de medalhas e moedas de mérito aos cidadãos que de alguma forma prestaram ou prestam serviços de segurança pública em Irati e região.

A homenagem aconteceu na última sexta-feira (19), na Câmara de Vereadores, e contou com a presença de militares, autoridades locais e comunidade. Uma das medalhas entregues foi ao ex-governador Orlando Pessuti, que era governador do estado na época, e endossou a criação da unidade.

O sentimento é de gratidão, manifestado em muitas ocasiões como está aqui na cidade de Irati, quando a 8ª CPMI reconhece no seu oitavo ano de existência o que fizemos em favor da segurança pública, isso supera todas as dificuldades. Eu fico feliz em vir aqui no oitavo ano receber esta homenagem, porque Irati e todo o Centro Sul, é uma região pela qual a gente procurou trabalhar, comenta Pessuti.

O ex-governador relembra o dia em que veio a Irati anunciar a criação da unidade. Lembro que naquele dia viemos trazer recursos para a Santa Casa e foi possível anunciarmos a criação da CPMI, que foi muito bom na época e continua sendo, basta ver o balanço que fez o major Joas. E que demostra que a presença desta estrutura, mesmo que não esteja hoje com seu efetivo completo, mas temos uma segurança melhor e maior, observa.

Durante a solenidade o Major Joas Lins expôs o balanço da Companhia atuante e comentou sobre o aniversário da Polícia Militar de Irati. O sentimento é de dever cumprido a frente do comando. E poder homenagear aquelas pessoas que efetivamente, de uma forma mais próxima da Polícia Militar, nos ajudaram na prevenção e na segurança pública. Foi de fundamental importância a elevação, são oito anos que nós estamos mantendo o policiamento. Houve investimento na área de recursos humanos e equipamentos, com viaturas, policiais, armamentos e equipes táticas como a Rotam. Irati precisava disso, disse o major.

Atualmente a 8ª CPMI atua com aproximadamente 250 policias, segundo o major, em um déficit de 49%, fazendo o policiamento e trabalhando na prevenção. Esse número, embora pareça pequeno, consegue trabalhar de forma efetiva.

Ficamos felizes quando vem a resposta nos parabenizando pelo trabalho que fizemos, porque o intuito é a congregação, é trabalhar junto, e aqui os nossos índices, mesmo com alguns problemas, são favoráveis. Passamos por correição e recebemos os parabéns de forma positiva pela atividade que desenvolvemos, tanto na área administrativa como no campo operacional, e principalmente o cuidado que temos com o nosso policial, enfatiza Lins.

APLICATIVO

Na cerimônia, o major Joas falou sobre a utilização de um Aplicativo da PM, que deverá ser implantado no município nos próximos meses. Segundo ele, os trabalhos já iniciaram e foi lançado na capital do estado.  O App será utilizado para a pessoa enviar solicitações de emergência, quando encontrar-se em situações de risco, e poderá ser enviado fotos e vídeos na solicitação.

O App de Emergência é interligado com Centro de Operações Policias Militares e nós conseguimos com esse aplicativo reduzir em cinco minutos o atendimento na capital, e também temos a liberação do efetivo. Com essas novas ferramentas digitais nós iremos melhorar e muito o nosso serviço, completa Joas.