PRF apresenta balanço de infrações e acidentes nos Campos Gerais durante a Operação Final de Ano

Amanda Borges, com informações da PRF

No domingo (2), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) encerrou os trabalhos da Operação Final de Ano 2021. A operação iniciou no dia 30 de dezembro de 2021 e, durante todo o período, foram registrados dez acidentes, que causaram ferimentos em 14 pessoas e uma morte. A saída de pista respondeu por metade das ocorrências, seguida de capotamento, com 20% dos acidentes. A chuva aparece como causa principal (30%), seguida da ingestão de álcool (20%). O índice de acidentes aumentou, já que no ano anterior, 2020, foram registrados 9 acidentes e 8 feridos.

O acidente com maior gravidade ocorreu na BR 376, km 495, no município de Ponta Grossa, no fim da operação, dia dois de janeiro, por volta das 21h45. A batida envolveu o capotamento de um veículo modelo Ford Ka, de Ponta Grossa. O ocorrido resultou em quatro pessoas feridas, e um óbito, segundo informações do Corpo de Bombeiros.

Houve reforço no policiamento em todos os dias da operação, totalizando 709 pessoas e 701 veículos fiscalizados. Entre eles, 4 motoristas foram flagrados dirigindo sob efeito de álcool e um deles foi encaminhado à Polícia Judiciária por crime de trânsito; 19 ocupantes de veículos não utilizavam o cinto de segurança no momento da fiscalização, bem como 3 crianças eram transportadas sem cadeirinha; um motorista fazia uso do celular enquanto dirigia; e 33 ultrapassagens indevidas foram flagradas pelas equipes.

Quanto aos motoristas profissionais, 2 condutores estavam com o exame toxicológico vencido. Além disso, 4 veículos transportavam carga a mais do que a legislação permite, sendo que, ao todo, foram contabilizados 23.235kg de excesso. Da mesma maneira, 22 veículos foram recolhidos ao pátio por problemas de documentação ou não apresentarem condições de segurança para transitar; por fim, 21 veículos tiveram seus documentos retidos para regularização.

Além dos números, durante a Operação Final de Ano, a polícia também realizou a apreensão de um veículo roubado. No domingo (02), um veículo FIAT/Toro com registro de furto, foi recuperado pelas equipes PRF, na BR 376, em Ponta Grossa, e o motorista encaminhado para 13ª Subdivisão Policial de Ponta Grossa. O veículo ficou à disposição para entrega ao legítimo proprietário.

A PRF orienta os motoristas que fiquem atentos às normas de circulação, mantenham a distância de segurança dos veículos que seguem à frente e, constatando qualquer ato contra a segurança no trânsito, acionem as equipes da Polícia Rodoviária Federal através do telefone 191.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.