PRF encerra a Operação Proclamação da República 2021

Nenhuma morte registrada nas rodovias federais da região

PRF

A PRF encerrou na data de ontem (15) a Operação Proclamação da República 2021. Na região dos Campos Gerais foram registrados 9 acidentes com 7 feridos. Os principais tipos de acidente atendidos pelas equipes da PRF foram: saída de pista, colisão traseira e colisão lateral que, justos responderam por 66,6% das ocorrências. Dentre as causas, não houve uma que tenha se sobressaído, no entanto, destacamos a velocidade, falta de atenção e defeito mecânico no veículo. Em 2019, ano utilizado para comparação, posto que em 2020 não houve feriado prolongado, foram 13 acidentes com 1 morto e 8 feridos.

Durante a operação, que contou com reforço de policiamento em todos os dias. As equipes fiscalizaram 689 veículos e 611 pessoas, que resultaram em 3 motoristas flagrados conduzindo seus veículos sob efeito de álcool, sendo um deles encaminhado à Polícia Civil por crime de trânsito; 9 ocupantes de veículo estavam sem cinto de segurança; 3 crianças transportadas sem o dispositivo de retenção, a cadeirinha; e 40 ultrapassagens indevidas. Quanto aos motoristas profissionais, 6 estavam com o exame toxicológico vencido e 5 não respeitaram a lei de descanso; 8 veículos de carga foram autuados transportando excesso de peso, num total de 38.570kg.

Além dos números já citados, 11 veículos foram recolhidos ao pátio por problemas na documentação ou por não apresentarem condições de segurança e 58 documentos foram retidos para regularização de problemas encontrados nos respectivos veículos.

A PRF lembra que a segurança no trânsito é obrigação de todos e coloca-se à disposição, pelo número 191 para caso de acidentes, denúncias ou qualquer situação que atente contra a segurança no trânsito.