Reunião com o Comandante Geral da PM discute demandas da região da 8ª CIPM

O evento aconteceu na Câmara de Vereadores de Irati

Esther Kremer, com reportagem de Jaqueline Lopes

Na quarta-feira (22), o excelentíssimo senhor Comandante Geral da Polícia Militar do Paraná, Coronel Hudson Leôncio Teixeira, realizou uma reunião, na Câmara de Vereadores de Irati, com os prefeitos e representantes dos municípios que estão na circunscrição da 8ª CIPM. O encontro teve como finalidade ouvir as demandas de segurança pública da região.
Na ocasião, estiveram presentes, o prefeito de Irati, Jorge Derbli; o prefeito de Rebouças, Luiz Everaldo Zak; o prefeito de Rio Azul, Leandro Jasinski; o vice-prefeito de Imbituva, Zaqueu Bobato; secretário de Planejamento de Guamiranga, Augusto Aguinelo Pontarolo; vice-prefeita Ieda Waydzik; presidente da Câmara, Helio de Mello; capitã Carla Spak e policiais militares.
Durante a reunião, foram apresentados dados que mostram a diminuição de indicies de ocorrência de crimes violentos na região. Segundo o Comandante, isto só acontece pela competência de soldados e oficiais dos municípios, o mesmo parabenizou a Polícia Militar local.
Em Irati, o prefeito Jorge Derbli reforçou ao Comandante o pedido de transformar o Subgrupamento do Corpo de Bombeiros para Grupamento. O Coronel afirmou que a mudança é necessária .“Percebi na fala do prefeito a importância de um Grupamento para a região e vamos trabalhar para que isto aconteça”.
Derbli ainda pediu o aumento do efetivo e a mudança da 8ªCIPM para o bairro DER, melhorando a estrutura e a logística “assim podemos ter aqui o colégio para formar soldados da cidade, consequentemente tendo mais efetivos e em toda a região da Amcespar”, disse Derbli.
O vice-prefeito de Imbituva, Zaqueu Bobato, ressaltou a importância do encontro e pediu mais efetivos no município, principalmente aos fins de semana, onde há aglomerações, bebedeiras e situações ilícitas em vias públicas. No domingo (19), em Imbituva, policiais foram agredidos e desacatados, segundo Bobato, o aumento dos mesmos evitaria este tipo de situação.
“O capitão se comprometeu a estar ampliando o número de policiais e será feito um patrulhamento ostensivo, com bastante rigor, doa a quem doer, sendo aplicado a todos”, disse o vice-prefeito.
O prefeito de Rio Azul, Leandro Jasinski, comentou sobre o aumento de policias na área rural, e já encaminhou um pedido de uma viatura modelo camionete 4×4, pois os mesmos precisam trafegar pelas estradas rurais do município, isto exige um veículo maior. Assim como, solicitou o aumento de policiais no município.