Criado em Irati, Gymnamic é o primeiro app de periodização de treinos do mundo

App cria treinos individuais e voltados para os objetivos de cada usuário

Amanda Borges

Criado em Irati, o aplicativo Gymnamic surgiu para revolucionar a maneira de ir à academia. Considerado o único no mundo a realizar periodização, o app cria treinos individuais e específicos para cada objetivo. O investimento foi idealizado pelo educador físico Peterson Roik e desenvolvido em parceria com o Grupo Ivasko.
De acordo com Ana Paula Ivasko, representante do Grupo, o aplicativo “traz na palma da sua mão, em segundos, um treino individual e específico para você”. Isso ocorre por meio de um cadastro inicial, que leva em consideração o peso, altura, idade, frequência cardíaca, rotina de treinos e objetivos do usuário. Além de gerar os treinos, o app tem opções para trocas de exercício e de objetivo, definição de metas, vídeos explicativos, controle no tempo de descanso, entre outras funcionalidades.
Por isso, o app pode ser utilizado por qualquer tipo de pessoa, independentemente do objetivo ou necessidade. Além disso, o Gymnamic também pode facilitar o trabalho dos personal trainers, já que ele agiliza o processo demorado e trabalhoso que é desenvolver o treino, realizado, muitas vezes, de maneira manual.
De acordo com Peterson, idealizador do aplicativo, a ideia surgiu a partir da sua própria demanda. Ele explica que, devido ao processo de periodização de treinos ser muito demorado e complexo, desenvolveu uma planilha que monitora as necessidades e evolução de cada aluno. Esse sistema elaborado por Peterson foi aprimorado durante oito anos e, a partir disso, surgiu a ideia de automatizar essa planilha por meio do aplicativo.
Assim que Peterson passou a utilizar o Gymnamiccom seus alunos, a diferença refletiu automaticamente nos resultados obtidos por eles. “Em uma ficha comum de treino, você iria repetir um treino por dois, três, quatro meses. Já em uma periodização, você consegue dar um estimulo diário de treino, trabalhando com o aumento nas cargas de peso e as repetições”.
Qualquer usuário já pode utilizar o Gymnamic em seu smartphone. Ele está disponível para download gratuito nas lojas de aplicativos Apple Store e Play Store. Além disso, app tem 30 dias de teste gratis e duas opções de planos, anual e mensal.

O QUE É PERIODIZAÇÃO?
O processo no qual se baseia o funcionamento do aplicativo é complexo, porém é a maneira mais efetiva de se obter resultados mais rápidos e duradouros nos treinos, conforme explica Peterson. De acordo com ele, um treinador leva, em média, 4h para realizar a periodização de maneira manual.
Isso ocorre, pois, a periodização consiste na realização da estruturação integral do treino. Para isso, é preciso dividir os objetivos anuais, mensais, semanais e diários de cada pessoa. A partir desse cálculo, define-se metas paraciclo de treino. “Assim, nós temos um controle maior sobre o treino, a partir do objetivo final de um aluno”, explica.
Ainda, ele explica que esse processo é trabalhado de maneira menos específica nas academias, através das fichas de treino. “Então o aplicativo Gymnamic veio trazer para qualquer pessoa, profissional e gestores de academias a periodização do treino em poucos segundos”, finaliza Peterson.