Portais de Rio Azul ganham paisagismo

Espaços recebem plantação de árvores e flores que deixam o local mais aconchegante para a população e visitantes

Jaqueline Lopes

Os portais de acesso a Rio Azul vão ganhar uma revitalização com paisagismo, os trabalhos já começaram na entrada principal e a ideia é deixar o local mais aconchegante para a população e visitantes. Serão plantadas flores de cada estação, assim, em todas as épocas do ano haverá um jardim nos trevos do município.
A iniciativa é da Prefeitura, através das Secretarias Municipais. Neste primeiro momento, o trabalho é feito pelos participantes do programa Trabalho e Cidadania, da Secretaria de Assistência Social, em que o usuário trabalha 16h no mês e, em troca, ganha uma cesta básica, são eles que ajudam a fazer o paisagismo.
Todos os funcionários da Prefeitura estão envolvidos, pois não há uma equipe especifica, mas ajudam como podem para deixar o espaço mais aconchegante. No sábado (6), os secretários ajudarão nas plantações dos jardins que serão criados.
Um dos canteiros já prontos é uma iniciativa do CRAS e da Prefeitura de Rio Azul, em parceria com o Sindicato Rural com o curso de jardinagem, oferecido pelo SENAR. O instrutor do curso foi Tibério Budal, que criou o ambiente e o grupo faz as plantações e modificações no espaço nas aulas práticas.

“Uma cidade florida fica mais bonita, valoriza. É algo que já queríamos há muito tempo e, agora, tivemos a oportunidade”

Ghessi Bucco


Esta iniciativa colabora para deixar o espaço mais aconchegante e ajudar as famílias que mais precisam no município. “As pessoas que fazem parte do programa são muito importante, sempre elogio a importância que elas têm para a nossa cidade. Como não temos mão de obra da prefeitura, o trabalho deles é essencial. E eles ganham, trabalham para isso. Esse é o intuito do programa: dar dignidade às pessoas”, disse a secretária de Assistência Social, Ghessi Bucco.
De acordo com ela, o resultado é positivo e escutam muitos elogias pelo trabalho realizado. “Temos um feedback positivo da população. Fazemos postagens do andamento do jardim e tivemos um retorno bom. As pessoas estão felizes. Uma cidade florida fica mais bonita, valoriza. É algo que já queríamos há muito tempo e, agora, tivemos a oportunidade”, comenta.
O trabalho ainda é longo, mas a Prefeitura pretende finalizar os três portais até o fim do ano, antes de começar as festividades. A ideia é montar uma equipe na administração para cuidar dos jardins e paisagismo da cidade. Além disso, um projeto da Secretaria de Agricultura visa a plantação de Ipês em vários locais de Rio Azul, e fazer os jardins em outros espaços do município.