Teixeira Soares recebe monumento do Imaculado Coração de Maria

Também foi realizado um Ato Cívico para marcar o início dos eventos comemorativos do aniversário de 105 anos do município

Karina Ludvichak

No dia 14 de julho, Teixeira Soares recebeu o monumento do Imaculado Coração de Maria, como forma de comemorar o aniversário de 105 anos do município. Também foi realizado um Ato Cívico para marcar o início dos eventos comemorativos. O Bispo Dom Sergio esteve presente e realizou a cerimônia religiosa na praça.

O monumento foi trazido de Portugal, a iniciativa veio de Maria do Rossio Cancela, coordenadora da comissão do Imaculado Coração de Maria, que pediu a vice-prefeita do município para que a imagem fosse consagrada na cidade. A partir disso, a Prefeitura, junto a uma equipe, se mobilizou para que o monumento chegasse ao município até o aniversário da cidade.  

Maria conta que tudo começou pelas mãos de Nossa Senhora, que ela precisou trazer de Portugal para o monumento de Curitiba. Desde então, passou a reparar no monumento, e a se envolver em ações como esta. Ela comenta, ainda, que quando chegou em Teixeira Soares, não tinha a intensão de falar sobre a imagem, mas após ler a placa que marca a data de emancipação política do município, ficou intrigada com as coincidências. Teixeira Soares foi emancipado em 14 de julho de 1917, e Nossa Senhora teve sua primeira aparição no dia 13 de julho de 1917, em Portugal.

 “Nossa senhora já tinha esse proposito a 105 anos atrás, porque tudo foi coincidência, e o que aconteceu até hoje, foi extremamente difícil de entender. Porque foram coisas assim, que foram se encaixando, e a gente foi percebendo que realmente o que era para acontecer aqui, era de uma grande importância”, comentou Maria.

A coordenadora diz, ainda, que no país existem 23 monumentos, e a Comissão conta com um coordenador geral, e que tudo o que vem para o monumento, vem de Portugal. Após uma mobilização da Comissão, junto a uma equipe da Prefeitura, foi possível a chegada do Imaculado Coração de Maria no dia do aniversário do município.

Maria comenta que não sabe o porquê a cidade foi escolhida, “Só nossa senhora tem essa resposta. Porque eu cheguei a pouco tempo, e eu não tinha intenção nenhuma que falar sobre o monumento, e quando eu vi lá a placa da frente, escrito Fundação da Cidade de Teixeira Soares, já começaram os sinais de nossa senhora. Até hoje são sinais, a gente não sabe explicar”, concluiu.

Lula Thomas, Prefeito do município, comenta sobre a importância da imagem para a cidade. “O monumento veio abrilhantar ainda mais a nossa cidade, a nossa região. Povo de fé, povo honesto, povo trabalhador e Teixeira Soares está em festa com a presença, agora de forma definitiva, do Imaculado Coração de Maria”, comentou Thomas.

Juliana Belinoski, vice-prefeita do município, na época estava atuando como prefeita interina no município e comenta que no início ficou surpresa com o pedido de Maria do Rossio, e aceitou logo de imediato a proposta. Após o prefeito retornar as atividades, apresentou a proposta para ele, que gostou da ideia, e assim deram início as organizações para trazer o monumento. “Teve uma equipe por trás disso, que veio trabalhando para que esse dia acontecesse. O diácono José Tadeu, de Curitiba, veio fazer a consagração dos corações do Imaculado Coração de Maria, hoje eu sou uma consagrada, participei junto no dia do evento. E isso engrandece nosso município, porque ele vem consagrar as terras da nossa cidade. É um dia de muita emoção, muita alegria, e gratidão a Deus”, concluí Juliana

Bispo Dom Sergio, realizou a cerimônia para a consagração do Coração Imaculado de Maria, e aproveitou a ocasião para dar a benção, também, a Irati e Rio Azul que comemoram o aniversário das cidades no último final de semana. “Através da inauguração deste monumento, desta imagem, todos os que circulam para Ponta Grossa, vão receber essa benção ao passar próximo desta praça, onde este monumento trará a benção de Maria”, diz Sergio.