João Maria Rodrigues é homenageado com nome de Parque na Vila São João

O homenageado (in memoriam) teve uma trajetória brilhante inspirou muitas pessoas e, acima de tudo, foi um grande ser humano, um homem de bem que ajudou muita gente”, enalteceu Rodrigues

Na última Sessão Ordinária realizada no dia 11 de agosto, os vereadores aprovaram com muitos elogios e recordações o Projeto de Lei nº 016/2020, que denomina o Parque da Vila São João, de “Parque João Maria Rodrigues”. A homenagem proposta pelo vereador Marcelo Rodrigues reconhece a trajetória de um dos pioneiros do rádio iratiense. Foram 62 anos dedicados a radiodifusão, cativando milhares de fãs.

    Segundo Marcelo, João Maria (in memoriam) dedicou sua vida ao rádio. Ainda jovem atuou no setor metalúrgico, foi mecânico e gerente de loja. Mas, foi no rádio que descobriu seu dom de levar notícia e entretenimento aos lares de Irati e região de forma simples e direta. “Sua voz cativou milhares de fãs. Ficou conhecido em todo o Paraná em função das transmissões esportivas, onde atuou tanto como repórter, comentarista e narrador. Na função de apresentador fez muito sucesso com o ‘Bom dia Irati’, programa que foi âncora por mais de 31 anos na Rádio Difusora. Desde agosto de 2017 atuava na equipe de esportes da Rádio Najuá com participações em jogos dos campeonatos de Irati e região e também no Programa Show de Bola. Apesar da idade avançada ainda demonstrava muita lucidez durante suas entrevistas e comentários”, relatou Marcelo.

   O autor do projeto ainda citou algumas das frases mais conhecidas de João Maria como radialista: “Quem não vive para servir, não serve para viver’ e também ‘Cada minuto que passa é um milagre que não se repete”. Conforme Marcelo, em uma entrevista ao Jornal Hoje Centrosul João Maria chegou a dizer que o radialista precisa ter a capacidade de improvisar para saber informar. “O homenageado teve uma trajetória brilhante, inspirou muitas pessoas e, acima de tudo, foi um grande ser humano, um homem de bem que ajudou muita gente”, enalteceu Rodrigues.

   José Bodnar e Rogério Luís Kuhn também exaltaram o saudoso João Maria enfatizando o seu caráter inabalável, fazendo jus a este reconhecimento. Alberto Schereda relembrou: “O Garotinho – O Garotinho da Rádio”.  Edson Luís Elias reforçou os elogios: “Uma pessoa fantástica, um ser humano especial”. Roni Surek disse que falar de João Maria é extremamente fácil, principalmente para quem teve a dádiva de ter ele como amigo. “Este importante comunicador não trabalhava, ele se divertia. Descobriu muitos talentos”, comentou. Nivaldo Bartoski e o Presidente Nei Cabral parabenizaram o vereador Marcelo pela escolha do nome para este importante ponto turístico de Irati, Parque da Vila São João.

   João Maria faleceu no dia 25 de março de 2020, aos 85 anos, mas deixou um grande legado para os filhos de Irati e por suas inúmeras qualidades e trajetória seu nome será eternizado no Parque da Vila São João.