SEMANA NACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MÚLTIPLA 21 a 28 de Agosto de 2020

Com o TEMA: “Protagonismo empodera e concretiza a inclusão social”, vem para reafirmar no contexto desse movimento, a importância da participação da família, em todos os processos de vida da pessoa com deficiência intelectual e múltipla.

Tema: “Protagonismo Empodera e Concretiza a Inclusão Social”

 

 

Em 2017 foi sancionada a Lei 13.585 de 26 de dezembro de 2017, que institui a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla nos dias 21 a 28 de agosto. Desde então a Federação Nacional das APAEs realiza diversas ações, tendo como objetivo desta semana promover um intenso debate de inclusão social e combate ao preconceito e discriminação das pessoas com deficiência.

Com o TEMA: “Protagonismo empodera e concretiza a inclusão social”, vem para reafirmar no contexto desse movimento, a importância da participação da família, em todos os processos de vida da pessoa com deficiência intelectual e múltipla.

Este ano, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla abordará aspectos como atividade física, inclusão no trabalho, vida sexual, direitos e educação das pessoas com deficiência intelectual e múltipla.

Acontecem, ainda, apresentações culturais de diversas unidades da APAE em todo o Brasil. Também acontecerão várias lives com diversos temas relativos a deficiência que estarão sendo abordados através de vários profissionais da área.

Importante destacar que em todo País são mais de duas mil APAEs que propiciam atenção integral a mais de 350 mil pessoas com deficiência intelectual e múltipla.

A APAE de Irati conta atualmente com 148 alunos com deficiência intelectual e múltiplas/transtornos globais de desenvolvimento desde que associado à deficiência intelectual grave/moderada.

Neste ano de 2020, mais precisamente no dia 20 de março, recebemos um oficio do governo do Estado do Paraná, onde estariam sendo paralisadas todas as atividades escolares presenciais bem como as atividades das áreas da saúde de todas as escolas, incluindo as que ofertam a educação especial, devido à pandemia declarada por conta do coronavírus “COVID 19”, por tempo indeterminado. Através da SEED e DEE, ficou determinado que os alunos teriam continuidade as atividades escolares de forma online, através de vídeo aulas,  e para aqueles alunos que não tivessem acesso as mídias estariam recebendo o materiais pedagógicos de forma impressa.

Seguindo orientações da Coordenadoria Pedagógica da Federação do Estado com o apoio da SEED e o Departamento de Educação Especial e Inclusão (DEEIN), demos início às aulas remotas a partir do dia 06/04 e continuamos até a presente data. Os alunos recebem as atividades elaboradas por nossos professores, as quais passam pela supervisão das coordenadoras pedagógicas que avaliam e validam as postagens. A participação dos familiares ou responsáveis por nossos alunos é de extrema importância, pois é através do incentivo e colaboração deles que as atividades são realizadas.

Ressaltamos que toda a ação pedagógica, desde as postagens, assim como, os retornos dos alunos das atividades realizadas através de fotos ou vídeos, estão sendo arquivados em uma biblioteca virtual, para futura validação do trabalho realizado durante a pandemia.

Da mesma forma a equipe de Reabilitação e Saúde da APAE, também vem desempenhando orientações profissionais a todos os pacientes desta área, onde da mesma forma as atividades são validadas através do retorno das famílias.   Gostaríamos de agradecer e salientar que estamos conseguindo atingir nossos objetivos graças ao empenho e compromisso de todos os profissionais que trabalham na APAE, bem como dos familiares que abraçaram esta nova forma de ensino e não medem esforços para contribuírem com o aprendizado e recuperação de seus filhos.

Sabemos que os tempos estão difíceis, mas ultimamente estamos tendo boas notícias em relação a vacinas as quais em breve deverão estar disponíveis. É com muita fé em Deus que aguardamos o término desta pandemia e que o mais breve possível possamos estar todos juntos novamente, neste local amado por todos os nossos alunos que é a escola.

Saudades é imensa de todos os nossos alunos e da nossa equipe de profissionais.

Um abraço fraterno a todos.