Diretoria do Conselho Comunitário de Segurança de Rio Azul é empossada

Mesa diretora está cinco anos à frente do CONSEG e iniciará o terceiro mandato com a instituição

Criado em 2014, o Conselho Comunitário de Segurança de Rio Azul, empossou na quinta-feira (15), na Câmara Municipal, sua diretoria que representará a população nos próximos dois anos. Apesar do biênio iniciar neste mês, os membros começam seu terceiro mandado consecutivo.

O Conseg tem como objetivo criar um espaço para que toda a comunidade possa se reunir e pensar estratégias de enfrentamento dos problemas de segurança, tranquilidade, insalubridade da comunidade, orientados pela filosofia de polícia comunitária.

Apesar de apenas cinco anos de conselho em Rio Azul, a instituição já tem algumas conquistas no município. “Um acontecimento marcante em nossa cidade foi quando resolvemos realmente colocar em prática a Lei Municipal 599/2010, que proíbe o consumo de bebidas alcóolicas em locais públicos. Na época, na principal praça da cidade, com o consumo, havia muito lixo, coisas não muito agradáveis, que acabavam afastando os seus pais de levarem a família no local. Com o apoio da Associação Comercial, implantamos faixas, fomos na imprensa e fizemos com que de fato a lei fosse aplicada. Lembro que no período, a população ficou um pouco chateada, mas hoje em dia, todos observam a melhora que houve na cidade”, conta o Presidente do Conseg, Paulo Roberto de Cristo.

PROJETOS PARA O FUTURO

O presidente conta que entre os planos o objetivo é divulgar amplamente as datas e locais das reuniões do conselho, para que haja ampla participação da população. Além disso, criar meios de interação, como facebook, para que haja uma comunicação mais direta, se espelhando em órgãos de sucesso, como Maringá e Curitiba.

Atualmente, o conselho, não possui sede própria e fica alocado, junto ao destacamento da Polícia Militar de Rio Azul. “Somos um canal aberto, quem precisar pode conversar conosco, com os policiais militares e órgãos públicos. Incentivamos para que toda a população nos procure e fale qual é o seu problema, que tentaremos resolver, mas que tenham a consciência que o bem-estar da comunidade é dever de todos, portanto, sempre uma sugestão de melhoria de quem realmente vive o problema é fundamental. Temos muitas ideias e boa vontade para nosso município, não somos remunerados e fazemos isso pela nossa qualidade de vida”, conclui Paulo Roberto.

O telefone para contato do Conselho é o (42) 3463 1728, que é o número oficial do destacamento da Polícia Militar de Rio Azul.

DEFINIÇÃO DA MESA DIRETORA DO CONSEG

Presidente – Paulo Roberto de Cristo; Vice Presidente – Luiz Cesar Costa Lima; 1ª Secretária – Silvana ApªAlves de Oliveira; 2ª Secretária – Elaine Cristina Soares; 1° Tesoureiro – José Adir da Costa; 2° Tesoureiro – José Marcelo Michaloski

Conselho Fiscal – Floripo João Soares, Giovanni Bucco e Hélio Pinkoski; Conselho Deliberativo – Élio José da Silva, Wilson Assis Stresser e José Carlos Czpak; Conselho de ética e disciplina – João Carlos Pacheco, Renato Geraldo Stodolny, Édson José de Oliveira