10 países para morar que não precisa de visto

Conheça os países que não precisam de visto de moradia, ou ainda que possuem um processo mais simplificado

Ricardo Junior

Vez ou outra a maioria dos brasileiros já pensou em algum momento em se mudar de país, principalmente por se indignar com alguma situação ou ainda para buscar uma melhor qualidade de vida.

Contudo, quando falamos de mudar de país estamos falando de um processo extremamente burocrático e na maioria das vezes frustrante devido às exigências e condições para tal.

Afinal, a maioria dos países não costuma aceitar estrangeiros para morar sem uma justificativa legal, e principalmente por não conseguir atingir os requisitos para conquistar o visto de forma legal.

No entanto, nem tudo está perdido, isso porque, apesar de ser um processo realmente burocrático e complexo, existem alguns países em que não é preciso de visto para morar.

Países que não precisam de visto para morar

Vamos apresentar alguns países em diversas regiões do mundo em que não é necessário o visto para se mudar.

Contudo, é importante lembrar que cada país possui suas próprias exigências com relação à documentação, dessa forma após verificar aqui quais são os países é necessário buscar informações adicionais para saber o que é preciso para mudar para algum destes países.

Vale lembrar que além do visto, os países podem exigir outros documentos para acessar suas fronteiras, tais como:

  • Passaporte
  • Reservas de hotel e de passagens
  • Comprovações financeiras
  • Vacinas
  • Exames médicos
  • Assinatura de documentos
  • Seguro viagem

América do Sul

Vamos iniciar a lista pelos países da América do Sul, afinal, costumam ser bem mais fáceis para aceitar os brasileiros, pois, alguns deles possuem acordo que facilitam a entrada de quem nasceu nas terras tupiniquins.

Além disso, a vantagem é que a maioria desses países não necessitam nem mesmo do passaporte para conseguir entrar nesses países da América do Sul.

Vejamos a lista com alguns dos principais países da América do Sul que dispensam o visto para residência:

  • Argentina
  • Paraguai
  • Uruguai
  • Chile

América do Norte

Na América do Norte temos o seguinte país:

  • Canadá

Com relação ao Canadá, é preciso uma atenção especial, pois, aqui, na verdade, é preciso o visto para residir, contudo, é um processo bem mais prático para intercâmbio de estudo ou de curta temporada para o trabalho.

Nesse sentido, para conseguir o visto aqui é necessário estar com o inglês fluente e possuir diploma universitário, além disso, a pós-graduação também é um ponto muito importante.

Europa

Já na Europa temos algumas opções bem interessantes em que o brasileiro pode conseguir residir mesmo sem o visto, vejamos:

Portugal

Em Portugal não é necessário o visto de moradia, contudo, é possível emitir outros tipos de vistos para viver no país, vejamos:

  • Tipo D1 – para quem for para Portugal já empregado em uma empresa;
  • Tipo D2 – para empreendedor ou prestador de serviços;
  • Tipo D3 – para profissional altamente qualificado.

Vale lembrar que para tirar cada um desses tipos é necessário algumas exigências, como no caso do D1 em que é necessário que o salário mínimo seja de 1.300 euros e com ao menos um ano de duração.

Por fim, também é possível emitir um documento para trabalhar em Portugal, que se trata de uma autorização para residir e realizar atividades profissionais subordinadas.

Alemanha

Aqui a situação é um pouco diferente, pois, na Alemanha é preciso visto para morar, contudo, no consulado do Brasil é possível emitir um visto de seis meses para procurar emprego.

Vale lembrar que para conseguir emitir o visto para procurar emprego é necessário que o interessado tenha diploma universitário, currículo, carta de motivação e comprovar que possui pelo menos 853 euros mensais.

Espanha

A Espanha é um dos países que mais facilita a entrada de brasileiros e demais cidadãos da América Latina no país.

É possível viver legalmente no país desde que preencha alguns requisitos necessários impostos pela Espanha.

Irlanda

A Irlanda entra nessa lista, pois, é possível residir no país com um visto de intercâmbio de inglês e trabalho de 20 horas por semana.

Na Irlanda o documento possui validade de 8 meses e pode ser solicitada 2 vezes (8 meses cada), além disso, é preciso estar matriculado em curso.

Existem outras exigências, como a comprovação de 3.000 euros em espécie ou em extrato em uma conta no Brasil, lembre-se de pesquisar as demais exigências.

Suécia

A Suécia é um país com excelentes oportunidades de trabalho para estrangeiros, e o processo para viver no país é simples.

Na Suécia é possível solicitar:

  • Visto de estudante (permite estudar e morar no país)
  • Visto de trabalho (necessário ter sido selecionado por uma empresa local, deve falar inglês e estar disposto a aprender a falar sueco)

Fonte: https://www.jornalcontabil.com.br/10-paises-para-morar-que-nao-precisa-de-visto/