3 grupos de pessoas podem viajar de graça pelo Brasil

Existem pessoas que podem viajar totalmente de graça pelo Brasil e nem sabem disso. A lei especifica três grupos de cidadãos que têm direito à passagem gratuita de ônibus de viagem

Gabriela Stahler

O sonho de muitas pessoas é poder sair em viagem pelo Brasil e conhecer os locais mais afastados do país. Tirar longas férias para se encontrar com as diferentes culturas existentes no território nacional é algo incrível e uma experiência única. O melhor é se desse para viajar de graça e fazer tudo isso acontecer, certo? Saiba que esse “milagre” é possível e pode ser concedido para algumas pessoas.

É possível viajar de graça pelo Brasil? Veja quem pode fazer isso

Idosos, pessoas com algum tipo de deficiência e jovens de baixa renda (entre 15 e 29 anos) podem viajar de graça pelo país. Esse benefício está expresso em leis diferentes que contemplam cada uma dessas categorias mencionadas.

Você pode ter acesso a esse tipo de benefício e nem sabia disso antes. Ou seja, dava pra ter viajado o país de graça, respaldado pela lei. Mas tudo bem, ainda dá tempo de aproveitar a oportunidade.

Algumas dessas leis foram criadas ainda em 1994 e estão presentes na legislação nacional até então. Contudo, quase não existe divulgação do assunto na grande mídia. Por isso, alguns cidadãos que poderiam viajar na faixa acabam pagando pela passagem.

Idosos podem viajar de graça

Pessoas com mais de 60 anos de idade e que tenham renda igual ou menor do que dois salários-mínimos podem viajar de graça. O bilhete gratuito é fornecido diretamente nos guichês das rodoviárias. Basta levar identidade e comprovante de renda entre 30 dias e 3 horas antes do embarque.

Passagem gratuita para PCD

Pessoas com Deficiência (PCD) também têm direito a se cadastrar no Passe Livre. Com ele, o cidadão pode andar de graça nos ônibus de viagem pelo país. Para solicitar, entre no site do Portal de Infraestrutura. Existe um projeto para incluir passagens de avião neste quesito também.

Passagem de graça para jovens de baixa renda

Os jovens que tenham entre 15 e 29 anos e que fazem parte do CadÚnico do Governo Federal podem viajar de graça. Basta solicitar a emissão da Identidade Jovem (ID Jovem).

Fonte: https://editalconcursosbrasil.com.br/noticias/2022/03/3-grupos-de-pessoas-podem-viajar-de-graca-pelo-brasil/