A partir de segunda (21), Irati passará a realizar teste rápido em contatos de casos confirmados de Covid-19

O município recebeu 2.250 testes rápidos de antígeno a serem usados em contatos diretos de casos confirmados

SECOM

Tendo em vista que as ações de rastreio e monitoramento de contatos de caso de Covid-19 são essenciais para redução de casos novos, o município de Irati estará disponibilizando à população o teste rápido para detecção do SARS-COV 2.
Na segunda-feira (15), o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), disponibilizou ao município 2.250 testes rápidos de antígeno a serem usados em contatos diretos de casos confirmados de infecção pela Covid-19.
Para realizar o teste, a pessoa deve se dirigir a Unidade Sentinela, junto ao Estádio Municipal, fornecer o nome completo da pessoa que está positivada para Covid-19, e estar no sétimo dia da data do último contato com o caso confirmado. Se testar negativo, poderá retornar ao trabalho, ainda monitorando aparecimento de sinais e sintomas que podem surgir até o 14º dia. Se positivo, realiza isolamento domiciliar por 10 dias, a contar da data de realização do teste.
Os pacientes com sintomas de Covid-19, podem realizar o teste RT-PCR entre o primeiro e oitavo dia do início dos sintomas, não havendo mais a necessidade de aguardar o terceiro dia.
“Se você teve contato com caso confirmado de Covid-19, procure a Unidade Sentinela e faça o seu teste, pois pode ser portador assintomático e não saber. Se você está com sintomas gripais, não os menospreze, pode ser Covid-19. Procure fazer o RT-PCR o quanto antes! Somente com a realização do exame é possível descartar a possibilidade da infecção”, alerta a Vigilância epidemiológica de Irati.