Da acessibilidade à cozinha: Estado divulga novos cursos de capacitação no turismo

AEN

A Secretaria do Turismo do Paraná divulga novos cursos de capacitação para quem deseja aprimorar o currículo e estar à frente na disputa por vagas abertas com o crescimento do setor. Eles são ofertados por diversas instituições, alguns a distância. A divulgação ocorre desde o ano passado na página oficial da pasta com o objetivo ampliar as oportunidades no mercado, principalmente para quem já atua no trade.

“Para que o turista goste do Paraná e se sinta confortável, é preciso que ele seja bem atendido, e para isso é fundamental que tenhamos profissionais capacitados. Um turista satisfeito indica o Paraná como destino a outras pessoas e é isso que buscamos”, disse o secretário Márcio Nunes.

Ele lembra que mais de 1,6 mil empresas com atividades ligadas ao setor foram abertas no Paraná em 2023, proporcionando 7,4 mil novos empregos com carteira assinada. De acordo com dados divulgados neste mês pelo IBGE, o segmento apresentou crescimento de 11,4% no Estado.

CURSOS – Neste ano, 13 novos cursos são ofertados nas modalidades presencial e remota, em diversas áreas de atuação – desde práticas envolvendo o preparo de alimentos até o tratamento direto com o turista. Eles se somam a outras 200 opções que já são divulgadas desde o ano passado no site da SETU.

“A divulgação ajuda as pessoas a tomarem conhecimento das oportunidades, além de muitos serem a distância, bem acessíveis. Quanto mais profissionais qualificados no mercado de trabalho, mais qualidade o turismo do Paraná terá”, disse a coordenadora de Qualificação da Secretaria, Letícia Tonetto.

Ela lembra, ainda, que é importante os interessados ficarem atentos aos prazos. Os cursos que abriram neste ano são ofertados pelo Ministério do Turismo, com prazos de inscrição variados; pelo Senac-PR com inscrição até 13 de fevereiro, e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), com prazo de inscrição até 25 de fevereiro.

Confira os novos cursos disponíveis:

Ministério do Turismo

Condutor de turismo náutico

Turismo acessível às pessoas com deficiência física e/ou com mobilidade reduzida

Audiodescrição e turismo acessível

Orientação e mobilidade de pessoas cegas

Turismo, inclusão e acessibilidade da pessoa com deficiência e/ou com mobilidade reduzida.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul)

Mensageiro em meio e hospedagem

Garçom

Copeiro

Agente de recepção e reserva

Espanhol básico e intermediário

Senac-PR

Cozinha Brasileira

Cozinha Internacional

Cozinha Japonesa

Veja todas as opções AQUI.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.