Dica boa: Aprenda a economizar combustível e fugir dos aumentos

Especialista dá dicas de condução e uso aprimorado de equipamentos do carro para que o desperdício de combustível seja menor

Milhões de brasileiros foram pegos de surpresa pelo anúncio de aumento dos combustíveis feito pela Petrobras na última quinta-feira, 10. O reajuste, que já está em vigor, estabelece faz com que a gasolina fique 18,8% mais cara, o diesel 24,9% e o gás de cozinha 16,1%.

Diante desse cenário, surge cada vez mais a necessidade de promover ainda mais economia na questão relacionada ao consumo energético do veículo. E para isso, o segredo é ficar atento às dicas de condução e uso aprimorado de equipamentos do carro para que o desperdício de combustível seja menor. Veja a seguir!

Dicas para economizar combustível e fugir dos aumentos da gasolina

O primeiro conselho para reduzir o gasto de combustível do veículo é desligando o ar-condicionado. A prática pode diminuir o consumo mensal em até 10%, considerando que o motorista faz uso do equipamento com certa frequência.

Outra dica é andar com os vidros fechados. O motivo: existe a uma queda na resistência aerodinâmica no deslocamento, o que também gera uma leve economia. Mas se o calor estiver muito grande, basta ligar um pouco o ar condicionado para aliviar a temperatura.

A forma como o motorista pilota o carro também influencia no consumo de combustível. A prática do “anda e para”, comum nas grandes cidades, pode resultar em um maior ou menor gasto de gasolina ou etanol, por exemplo.

De acordo com o professor de engenharia mecânica do Centro Universitário FEI, Rafael Serralvo, o segredo, neste caso, é acertar o tempo correto para a troca de marchas, que devem ser passadas sem acelerações bruscas e antes que o ponteiro ou sinalizador digital do conta-giros do painel chegue ao limite.

“Carros automáticos trabalham com um consumo mais baixo. Algumas gerações mais novas [de veículos] têm até oito marchas, justamente para gastar a menor quantidade possível de combustível”, explica Serralvo.

Por fim, também devem ser levados em considerações outros aspectos físicos do veículos, como a calibração dos pneus, que deve estar em dia, além das revisões periódicas conforme o manual.

Fonte: https://editalconcursosbrasil.com.br/noticias/2022/03/dica-boa-aprenda-a-economizar-combustivel-e-fugir-dos-aumentos/