Extrato Contribuições INSS: Saiba como ele pode ser consultado de forma fácil e rápida pela internet

Ter esse conhecimento é o primeiro passo para planejar sua aposentadoria e calcular em que momento você terá direito a um benefício previdenciário.

Você sabe qual é o seu tempo de contribuição ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)? O Extrato de Contribuições INSS pode te ajudar a descobrir!

Ter esse conhecimento é o primeiro passo para planejar sua aposentadoria e calcular em que momento você terá direito a um benefício previdenciário.

Só que, infelizmente, muitos brasileiros não sabem como estão suas contribuições e nem se existe algum período de trabalho desregularizado.

Nesse cenário, o risco de se deparar com algum problema inesperado na hora de pedir a aposentadoria é bem grande. 

O QUE É UM EXTRATO PREVIDENCIÁRIO?

O Extrato de Contribuições INSS, também chamado de Extrato Previdenciário, é como um relatório oficial que detalha os dados disponíveis no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). 

Por isso, muitas pessoas conhecem esse documento como Extrato CNIS. São várias nomenclaturas para se referir a um mesmo registro!

Mas que informações estão nesse documento?

O Extrato de Contribuições INSS reúne todo o histórico trabalhista e previdenciário do segurado.

Ele funciona como um banco de dados que aponta vínculos empregatícios, tempo de trabalho, remunerações e recolhimentos ao INSS, seja na condição de pessoa empregada ou de contribuinte individual e facultativo.

Ou seja, é possível verificar os recolhimentos previdenciários feitos pelas empresas empregadoras e as contribuições que o segurado fez por meio da Guia da Previdência Social (GPS) como autônomo, se for o caso.

O documento serve para consulta e comprovação de tempo de contribuição do segurado.

COMO TIRAR O EXTRAO DO CNIS? [PASSO A PASSO]

Atualmente, 90 dos 96 serviços oferecidos pelo INSS podem ser feitos diretamente da sua casa, através da plataforma online “Meu INSS”.

Lançada em 2019, essa iniciativa facilitou muito a vida dos segurados, já que possibilitou que processos relacionados aos benefícios previdenciários fossem resolvidos sem a necessidade de enfrentamento de grandes filas nas agências.

Com a iniciativa, o Instituto também vem reduzindo gradualmente a fila de espera por benefícios, como aponta registro da Associação Nacional dos Servidores Públicos, da Previdência e da Seguridade Social.

Recentemente, com a pandemia de Covid-19 e o fechamento temporário de diversas agências presenciais, esses serviços digitais ganharam uma importância ainda maior.

E um deles é justamente a consulta do Extrato CNIS. Então, para saber como acessar esse documento online, confira o passo a passo a seguir.

Passo 1: Cadastro no “Meu INSS”

O primeiro passo para acessar o seu Extrato Previdenciário é fazer um cadastro no sistema do “Meu INSS”. Se você já estiver registrado, pode pular para a segunda etapa.

Para criar sua conta, você deve entrar no site “meu.inss.gov.br” e clicar no botão que diz “Cadastrar Senha”, na página inicial.

Você será levado automaticamente para um portal do acesso “gov.br”, onde deve clicar em “Crie sua conta gov.br”.

Aparecerão algumas opções de cadastro, como validação facial pelo aplicativo, internet banking e certificado digital. 

Recomendamos que você faça o registro pelo número do CPF, que é um dos cadastros mais fáceis.

Optando por esse formato, você será levado a uma nova página onde precisará inserir seu nome completo e CPF e concordar com os Termos de Uso. 

Depois, será necessário validar alguns dados apresentados pelo INSS, como nome da sua mãe, data de nascimento e questões relativas ao seu trabalho.

Ao fim do processo, você receberá um código de confirmação do cadastro para ativar a sua conta por mensagem SMS no celular ou por e-mail.

Na última fase, basta criar uma senha para o seu cadastro. 

Passo 2: Login no “Meu INSS”

Com o cadastro feito, você deve acessar a página inicial do “Meu INSS” e clicar em “Entrar”, digitando seu CPF e a sua senha cadastrada para acessar aos serviços da plataforma.

Outra maneira de acessar o sistema é por meio do aplicativo oficial do INSS.

Passo 3: Acessar o Extrato CNIS

Assim que entrar na plataforma, você será levado a uma página com um menu de serviços em destaque.

Entre eles, você deve procurar a opção “Extrato de Contribuição (CNIS)”.

Você também pode usar o campo de pesquisas para encontrar o documento. É só buscar por alguma palavra-chave, como Extrato de Contribuição, Extrato Previdenciário ou CNIS.

Ali você verá seus vínculos empregatícios, tempo de atividade em cada um deles, salários e contribuições.

Se quiser, há a opção de baixar o arquivo em PDF. 

Viu como é fácil? Em apenas três passos, você consegue acessar seu Extrato INSS facilmente.

COMO CONSULTAR O EXTRATO DAS CONTRIBUIÇÕES PAGAS PELA INTERNET? [PASSO A PASSO]

Como eu expliquei anteriormente, o Extrato CNIS e o Extrato de Contribuições INSS são o mesmo documento. 

Isso significa que, seguindo o passo a passo do tópico anterior, você conseguirá consultar dentro do seu CNIS todas as contribuições e valores pagos ao INSS.

Por outro lado, existe uma alternativa para verificar o seu tempo de contribuição: a simulação de aposentadoria.

Passo 1: Cadastro e login no “Meu INSS”

O primeiro passo para simular sua aposentadoria é o mesmo da consulta do Extrato CNIS, isto é, entrar no site “meu.inss.gov.br”.

Se for seu primeiro acesso, siga as etapas para cadastro; se não, basta realizar o login para acessar o sistema.

Passo 2: Acessar o simulador

Após entrar na plataforma, você deve clicar em “Simular Aposentadoria” nos serviços em destaque. 

Na nova página, você já conseguirá ver o seu tempo de contribuição, além de uma tabela com todas as possibilidades de aposentadoria e o que falta para alcançar cada uma delas.

Passo 3: Detalhar as contribuições

Para saber mais sobre as suas contribuições, você pode clicar no símbolo de lápis ao lado da informação do tempo de contribuição.

Ali, você terá acesso aos seus vínculos e remunerações.

COMO CONSULTAR O EXTRATO PREVIDENCIÁRIO DE BENEFÍCIOS? [PASSO A PASSO]

Como estamos falando de Extrato INSS, vale destacar outro documento importante disponível para acesso no sistema do “Meu INSS”: o Extrato Previdenciário de Pagamento de Benefícios.

Esse registro é voltado especificamente para as pessoas que já recebem algum tipo de benefício previdenciário do INSS, funcionando como comprovante de informações relacionadas ao pagamento.

No caso de uma aposentadoria, por exemplo, é possível conferir os valores, data de pagamento e banco de recebimento do benefício.

O Extrato de Pagamento INSS ainda permite que o segurado acesse dados sobre empréstimos consignados, décimos terceiros e outras questões que modificam seus pagamentos. 

Se você recebe algum benefício da previdência e quer consultar esse extrato, siga o passo a passo abaixo.

Passo 1: Cadastro e login no “Meu INSS”

O primeiro passo é o mesmo das duas consultas que expliquei anteriormente. 

Basta entrar no “Meu INSS”, realizar o cadastro (se for seu primeiro acesso) e entrar no sistema com seu login.

Passo 2: Acessar o Extrato de Pagamento INSS

Ao acessar o sistema, você verá no menu de serviços em destaque a opção “Extrato de Pagamento”. Basta clicar para acessar o documento.

Extra: Opção para correntistas do Banco do Brasil ou da Caixa

Os correntistas do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal têm a possibilidade de consultar o seu histórico de pagamento de benefício previdenciário em caixas eletrônicos ou nos serviços de home banking, pela internet.