Informativo Prefeitura Municipal de Irati

Acompanhe as notas divulgadas pela Prefeitura

Secom

Exposição do Concurso Irati em Imagens segue até 06/08

A Casa da Cultura está aberta, diariamente, das 13h às 17h, para visitação à Exposição de fotos e vídeos do Concurso Irati em Imagens. Na oportunidade, os visitantes também podem apreciar a sala permanente do artista iratiense, Primo Araújo, conhecendo sua história e trabalhos. A exposição vai até a sexta-feira (06), dia em que também será realizada a entrega da premiação aos ganhadores da 10ª edição do Concurso.

Vacinação da primeira dose contra Covid-19 está suspensa

A Vigilância Epidemiológica informa que, a partir desta segunda-feira (26), está suspensa a vacinação da primeira dose contra a Covid-19. Ainda não há informações sobre a chegada de um novo lote de vacinas para Irati e, assim que houver confirmação pelo Governo do Estado, o município retomará a aplicação das doses. A aplicação da segunda dose está ocorrendo normalmente, conforme agendamento nas carteirinhas de vacinação.

Saúde faz alerta para que população não se descuide dos sintomas da Covid-19

A média do número de casos novos de COVID-19 caiu. Mas, o número de pessoas investigadas também! E isso é preocupante! Não menospreze sinais e sintomas, por mais que você esteja vacinado ou tenha se contaminado no passado. Faça o exame e mantenha o isolamento domiciliar, pois você pode transmitir e colaborar para a manutenção da cadeia de transmissão. Em Irati, o teste RT-PCR está disponível na Unidade Sentinela e pode ser feito já no primeiro dia de início dos sintomas. Também é possível fazer o teste rápido de antígeno, que está disponível para pessoas assintomáticas a partir do sétimo dia do último contato com um caso confirmado. Caso você se enquadre em um destes dois casos, procure a Unidade Sentinela, localizada no Estádio Municipal Abrahm Nagib Nejm, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e no sábado, das 8h às 13h.

Desenvolvimento Econômico visita CTA Continental

Na manhã desta quarta-feira (28), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Irati esteve visitando a empresa CTA Continental. Atendendo a solicitação, o secretário da pasta, Marcelo Rodrigues, foi conhecer melhor o trabalho da empresa que conta com 27 funcionários diretos no município. Entre as demandas está a necessidade de realizar melhorias no pátio da empresa. A Prefeitura dará um suporte para que a CTA possa ampliar o espaço, tendo em vista o atendimento em período de safra. Neste encontro, a CTA foi representada por Carlos Zinco, coordenador administrativo da filial de Irati e Sebastião Gonçalves Fernandes, gerente de Produção Agrícola.

Inscrições para o 43º Campeonato Varzeano de Futebol serão abertas na próxima segunda-feira (02)

A 43ª edição do Campeonato Varzeano de Futebol de Irati terá inscrições abertas a partir da próxima segunda-feira (02). Para isto, a Secretaria de Esportes e Lazer está convidando os dirigentes de equipes interessadas para participarem de uma reunião, que acontecerá na segunda-feira (02), a partir das 19 h, no Centro da Juventude, na Avenida Perimetral João Stoklos, próximo ao Fórum Eleitoral. Na oportunidade, será discutido o regulamento do campeonato e serão entregues as fichas de inscrição. Os times podem se inscrever até o dia 20 de agosto.

Serviço de Consultas Especializadas permanecerá fechado até hoje (28)

O serviço de Consultas Especializadas e Tratamento Fora do Domicílio (TFD), a conhecida Casa Verde da Secretaria de Saúde de Irati, permanecerá fechado até a próxima quarta-feira (28), por conta de um surto de Covid-19 entre alguns colaboradores do setor. Por este motivo, os trabalhadores da Casa Verde precisam ficar isolados até que saiam os resultados dos exames, o que deve ocorrer entre o fim da tarde e o início da noite de quarta. A retomada dos atendimentos está prevista para quinta-feira (29), às 08h.

Prefeitura faz alerta sobre venda ilegal de imóveis públicos

O setor de Habitação e a Procuradoria Geral da Prefeitura de Irati alertam a população de que está ocorrendo a comercialização ilegal de imóveis pertencentes ao poder público, localizados nos conjuntos habitacionais Joaquim Zarpellon, Daniel Bini, Vila Matilde, Jardim das Américas, PróMorar, Vila Nova, Pedreira, Planalto, Alto da Lagoa e Jardim Orquídea. O setor de Habitação e a Procuradoria Geral orientam que, antes de realizar a compra, é necessário verificar a titularidade do imóvel no Setor de Habitação. Informamos que a Prefeitura tomará as medidas, buscando a responsabilização na esfera civil e criminal, tanto de vendedores quanto compradores, quando constatada a má fé na alienação dos imóveis.

Escola Francisco Vieira de Araújo solicita comparecimento de pais

A Escola Municipal Francisco Vieira de Araújo solicita o comparecimento de Andriele e Claudinei Rodrigues da Rocha, pais dos alunos Brenda Rodrigues da Rocha, do 2º ano, e Antônio Carlos Rodrigues da Rocha, do 5º ano, com a máxima urgência, para tratarem de assuntos referentes à vida escolar de seus filhos.

Medidas vigentes do Decreto Municipal até 31/08

O toque de recolher permanece às 23h, abertura das atividades comerciais todos os dias que, agora podem funcionar com 40% de capacidade de ocupação; além da entrega de alimentos por delivery, que continua até 0h.

Permissão da realização de encontros familiares em residências com até 40 pessoas, incluindo crianças. A realização de casamentos, bodas e aniversários de 15 anos em estabelecimentos credenciados, pode ser feita com até 150 pessoas.

Na área esportiva, os campeonatos também estão autorizados, desde que sejam feitos sem a presença de público. Já, as atividades religiosas passam para 60% da capacidade de público.

O município também está liberando a abertura do cinema e a realização de eventos comerciais e profissionais, seguindo todas as medidas de biossegurança contra a Covid-19.

O decreto está disponível, na íntegra, em www.irati.pr.gov.br/uploads/pagina/arquivos/D-404-COVID.pdf.

Novo número de telefone da Patrulha Maria da Penha

A Patrulha Maria da Penha de Irati informa a população que está atendendo com o novo número de telefone 3132-6222.

Acesso entre Rua José Fillus e BR-153 recebe reparos

Um dos trabalhos realizados pela Secretaria de Serviços Urbanos de Irati no início desta semana foi a execução de importantes reparos na Rua José Fillus, bairro São Francisco, no ponto de encontro com a BR-153. Os serviços foram finalizados na tarde de terça-feira (20). De acordo com o secretário Wilson Roberto Pedrozo, a via necessitava de reparos, pois conta com grande movimento de veículos por dar acesso à BR-153. “Fizemos serviços de patrolamento, cascalhamento e ainda colocamos material fresado”. Desta forma, os usuários terão mais segurança ao realizarem passagens pelo acesso.

13ª Conferência Municipal de Assistência Social está com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social. Neste ano, o evento terá como tema central “Assistência Social: direito do povo e dever do estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”. Os encontros serão realizados de forma online nos dias 25 e 26 de agosto. No primeiro dia, o evento será das 18h30 às 21h e, no segundo dia, a Conferência recomeça às 09h e até 17h. Toda a Conferência será transmitida pela página da Prefeitura de Irati no Facebook. Mais informações podem ser obtidas na Casa dos Conselhos pelo telefone (42) 3907-3151. As inscrições podem ser feitas até o dia 21 de agosto pelo link www.forms.gle/xkEwckTJsb4Z7Zyq5 ou clicando no banner do evento, que está no site da Prefeitura.

Projeto Cidade Amiga do Idoso será discutido em rodas de conversa

A Secretaria de Assistência Social de Irati começa, nesta semana, a discutir com os grupos de idosos dos bairros de Irati sobre o projeto Cidade Amiga do Idoso. Todas as rodas de conversa serão feitas seguindo todas as medidas de combate à Covid-19, como o distanciamento, o uso do álcool gel e da máscara. Em cada encontro presencial, será permitida a entrada de, no máximo, 100 pessoas. Todos os participantes deverão aferir a temperatura corporal antes das reuniões. O objetivo dos encontros é apresentar o programa da Organização das Nações Unidas (ONU) para construção de uma identidade visual. Na oportunidade, serão apresentados outros serviços do Departamento de Política da Pessoa Idosa. Haverá também uma conversa sobre o retorno dos grupos de idosos.

“Diante do contexto da pandemia, este projeto e a retomada dos grupos de idosos representam passos importantes para o surgimento de novas medidas de convivência entre pessoas desta faixa etária”, ressalta a secretária de Assistência Social, Sybil Dietrich.

Encontros

Serão realizados 13 encontros presenciais ou online nos seguintes bairros/ localidades: Instituto de Livre Permanência de Idosos (ILPI) São Vicente de Paulo (antigo Asilo), no bairro Lagoa (online), Vila São João (presencial), Rio Bonito (presencial), Engenheiro Gutierrez (presencial), Vila Nova (presencial), Riozinho (presencial), Pedreira (presencial), Cruzeiro do Sul (presencial), Fragatas (presencial), Pinho (presencial), Itapará (presencial) e Vila Rural (presencial). Haverá um encontro online para toda a população iratiense. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo telefone (42) 3132-6209 ou pelo celular 99141-4872.

Secretaria de Esporte tem novo número de telefone

A Secretaria de Esportes e Lazer de Irati informa a população que está atendendo com o novo número de telefone 3132-6266.

Unidade Sentinela muda horário de atendimento

A Secretaria de Saúde de Irati informa que a Unidade Sentinela, no Estádio Municipal, onde são realizadas as testagens para Covid-19, está com o horário de atendimento das 8h às 17h.

Prazo para alistamento militar é prorrogado para 31/08

A Junta de Serviço Militar de Irati comunica, aos jovens do sexo masculino, nascidos no ano de 2003, e que completam 18 anos entre 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2021, que o prazo para o alistamento militar foi prorrogado para 31 de agosto. Estes jovens devem comparecer na Junta de Serviço Militar, munidos da certidão de nascimento, CPF, RG (identidade) e comprovante de endereço.

Há ainda a opção pelos meios eletrônicos no site www.alistamento.eb.mil.br , ou pelo aplicativo do Exército Brasileiro, disponível na Apple Store e no Play Store. Os jovens que optarem por esses meios devem comparecem no mês de julho para solicitar sua dispensa de militar.

Os jovens que não realizarem o alistamento ficarão impedidos de:

– Registrar-se em emprego

– Solicitar título de eleitor e passaporte

– Matricular-se em universidades

– Assumir cargos públicos

– Receber qualquer prêmio do Governo Federal, estadual, dos territórios ou municípios.

Mais informações podem ser obtidas através do telefone e WhatsApp 3907 3128 ou pessoalmente, na Junta Militar, que fica na Rua da Liberdade, 740, próxima ao Ginásio Agostinho Zarpellon Junior (Batatão).

O horário de atendimento é das 8h às 12h, e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Serviço de Abordagem Social está funcionando

O frio chegou! Para proteger as pessoas necessitadas, a Secretaria Municipal de Assistência Social de Irati colocou em funcionamento o Serviço de Abordagem Social. O programa conta com o apoio da população iratiense. Se você encontrar alguém dormindo nas ruas ou praças de Irati, basta ligar para a equipe do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), por meio do telefone (42) 99117-5939, informando o local onde está a pessoa. O serviço funciona 24 horas. Entre em contato assim que tiver conhecimento de alguma situação, pois esta é uma causa de todos. Fique atento, pois sua atitude pode salvar uma vida!

Provopar realiza Campanha do Agasalho 2021

Com a chegada do inverno, o Provopar de Irati está realizando a Campanha do Agasalho 2021 com o tema ‘Arrecadando Solidariedade’. As doações já podem ser feitas pela população e as famílias que tiverem interesse em receber os agasalhos, devem se cadastrar no Provopar. Neste momento de pandemia, em que muitas famílias estão enfrentando dificuldades, o Provopar solicita a colaboração da comunidade iratiense para ajudar, ainda mais, nas doações para esta campanha. Todos os itens são necessários, em especial, as roupas masculinas, cobertores e roupas de cama em geral. Os locais de arrecadação são os mercados, prédio da Prefeitura de Irati e sede do Provopar. A equipe comunica que também está fazendo o recolhimento de doações nas residências com agendamento prévio por telefone. Para receber os agasalhos, um membro da família precisa levar, até o Provopar, o comprovante de residência, juntamente com um documento de identificação (RG/CPF), para que seja feito o cadastro. A distribuição acontecerá de segunda-feira a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h às 17h. O Provopar de Irati fica no piso superior da Rodoviária, na Rua Dona Noca, número 476. O telefone para contato é (42) 3907-3038. A Campanha do Agasalho 2021 é realizada em parceria com a Prefeitura de Irati e o grupo Voluntaria.

Boletim da COVID-19 do dia 28/07 (atualizado às 11h40)

Fonte: bit.ly/3pzUVj3

EM INVESTIGAÇÃO – 41

CONFIRMADOS – 8.261

INTERNADOS – 11 (Enfermaria:7, UTI:4 e UPA:0)

ISOLAMENTO DOMICILIAR – 98

RECUPERADOS – 7.974

ÓBITOS – 168