Inicia a vacinação contra covid-19 na população idosa em Irati e região

4ª Regional de Saúde recebeu 780 doses da vacina. Mais trabalhadores da Saúde também serão vacinados

Nesta semana, a região começou a vacinação contra a Covid-19 na população idosa acima de 90 anos dos municípios. A 4ª Regional de Saúde recebeu 780 doses para distribuição nas cidades o que ocorreu no início da semana. Também, os trabalhadores da Saúde serão vacinados.  

Em Irati, 280 vacinas serão aplicadas nas pessoas da terceira idade. Para receber a vacina é necessário que um familiar repassar o nome, CPF, data de nascimento para a unidade de saúde de sua área de abrangência. Caso o idoso seja acamado, é indispensável repassar o endereço e o telefone, para que a vacina seja administrada em casa. Cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção podem ser levados até a unidade de saúde e aguardar dentro do veículo.

Madalena Tkatchuk, de 93 anos, foi vacinada nesta semana. A filha dela, Doroteia, fez o cadastro e no carro, em frente à Unidade Básica de Saúde na Vila São João, recebeu a primeira dose. “Eu vou ser vacinada nesta idade e está tudo bem. To animada, graças a Deus to animada, fiquei  só em casa esse tempo e a minha filha cuida de mim, todos os meus cinco filhos cuidam e vamos continuar os cuidados”, disse.

O coordenador da COEF, Agostinho Basso, explica que o governo decidiu vacinar a população idosa, acima de 90 anos, junto do elenco nove e 10, que são os trabalhadores da saúde. “Estamos vacinando os idosos acima de 90 anos que estão no grupo de risco e têm uma taxa de mortalidade maior. Também os trabalhadores da área de saúde acima de 53 anos, porque estão no grupo de risco e, por questão de coerência, este trabalhador está elencado. Achou-se  por bem vacinar os acima de 60 anos, estes, precisam pegar uma declaração da empresa, levar na UBS e será vacinado”, comenta.

Irati recebeu 420 novas doses da vacina contra a Covid-19 nesta semana. Além dos idosos, 140 são destinada exclusivamente aos trabalhadores da saúde, dos elencos 9 e 10. O grupo gira em torno de 500 a 600 pessoas, qualquer trabalhador da área da saúde, que tenha acima de 60 anos e que já realizou o cadastro no site conforme divulgado, deverá procurar a sala de vacinação do Ildefonso Zanetti.

O local de vacinação dos trabalhadores da área da saúde é a Unidade Ildefonso Zanetti, já os idosos poderão ser vacinados na Unidade Básica de Saúde de sua abrangência. Gestantes, lactantes, pacientes em tratamento de câncer, transplantados e demais pacientes imunossuprimidos que fazem parte dos grupos prioritários, devem apresentar, além da documentação já citada, uma declaração do seu médico assistente, liberando a vacinação.

UBS RIO BONITO

Devido a reforma na UBS do Rio Bonito, as pessoas adultas que possuem vacinas de rotina agendadas e que pertenciam esta  UBS, se dirijam a sala de vacina da UBS Ademar Viera de Araújo, Rua Benjamin Constant, Centro, próximo a praça Edgard de Andrade Gomes.

BOX:

REGIÃO

10 municípios da região da Amcespar receberam no total 1.020 doses para vacinação dos idosos acima de 90 anos. Fernandes Pinheiro recebeu 30; Guamiranga 40; Imbituva 110; Inácio Martins 40; Irati 280; Mallet 80; Rebouças 70; Rio Azul 70; Teixeira Soares 60 e Prudentópolis 240.