Irati inicia segunda dose de reforço contra a Covid-19 para idosos, a partir dos 80 anos

A aplicação da segunda dose de reforço da vacina contra a Covid-19 inicia nesta segunda-feira (28)

SECOM

A partir desta segunda-feira (28), seguindo orientação do Ministério da Saúde, Irati inicia aplicação do segundo reforço da vacina contra a Covid-19 para pessoas com 80 anos completos ou mais.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Irati, alguns estudos têm demonstrado a redução da efetividade das vacinas contra a Covid-19, a partir de três a quatro meses de sua aplicação e, de maneira mais pronunciada, após cinco meses. A redução da efetividade das plataformas vacinais em idosos pode ser explicada, em parte, pelo envelhecimento natural do sistema imunológico, logo estratégias diferenciadas para garantir a proteção neste grupo específico, devem ser sempre reavaliadas.

Este estudo se reflete em Irati, em que, dos óbitos por Covid-19, ocorridos de janeiro 2022 até hoje, 18,75% não receberam nenhuma dose de vacina contra a Covid-19. 18,75% receberam duas doses, sendo que a última dose foi há mais de quatro meses, 6,25% receberam três doses, sendo a última dose há menos de três meses e 56,25% destes óbitos, receberam três doses da vacina contra a Covid-19, sendo que a última dose aplicada ocorreu entre três e seis meses, antes do óbito.