Santa Casa de Irati divulga informações sobre a situação atual da Covid-19 no hospital

Dr. Ladislao Obrzut mostrou preocupação com o novo decreto do município de Irati

Na manhã desta quarta-feira, 07, o provedor da Santa Casa de Irati, Dr. Ladislao Obrzut Neto, gravou um vídeo falando sobre a atual situação da Covid-19. Segundo ele, o novo decreto que libera a realização de eventos com até 100 pessoas e a volta das aulas de forma presencial, tem preocupado a equipe, pelo fato de que a pandemia ainda está em momento de alerta.

Ladislao conta que só nesta manhã, havia atendido quatro pacientes com sintomas da Covid em seu plantão, e que apesar da UTI estar com 50% apenas de lotação com seis pacientes, a enfermaria Covid ainda está lotada. A variante de vírus chamada Delta que chegou ao Paraná também é uma preocupação, já que no Estado já ocorreram dois óbitos, e ainda não se sabe o rumo que irá tomar a pandemia com esta nova variante que segundo o provedor, não apresenta sintomas sérios, porém atinge as pessoas de forma muito grave. “Nós estamos numa situação tranquila, houve uma redução no número de casos, mas ainda estamos em sistema de atenção e alerta” – explicou pedindo para que a população não se aglomere e mantenha os mesmos cuidados de higienização das mãos, uso de máscara e distanciamento social.

O provedor alertou que para haver uma tranquilidade teremos que ter mais de 70% da população vacinada, e que mesmo assim o vírus estará presente para sempre em nosso meio. “Estamos modificando a estratégia de atenção da Santa Casa, tendo uma ala somente para pacientes com sintomas respiratórios, sabendo que de agora em diante, terá que ser assim para segurança de todos” – explicou Ladislao.

A equipe ainda permanece em alerta, pelo fato de ainda correr riscos de um novo surto pelas novas variantes, e conta com a ajuda da população para que se conscientize de que ainda precisam manter os cuidados de prevenção. “Pensem na vida, na saúde, nos seus familiares e amigos, enfim, pensem na vida e continuem se protegendo” – finalizou o provedor.