Evento arrecada fundos para instituições de combate ao câncer e conscientiza sobre importância da prevenção
Redação, com reportagem de Esther Kremer
Na noite de quinta-feira (05), o Centro de Eventos Italiano recebeu a abertura da 15ª edição do X-Solidário, evento beneficente promovido pelo Grupo Ivasko que tem o objetivo de arrecadar fundos para a luta contra o câncer, destinando os valores obtidos com a venda de x-saladas para instituições que prestam assistência a pacientes com a doença.
Este ano, as instituições beneficiadas são a Anapci, a Rede Feminina de Combate ao Câncer, a Santa Casa de Irati, o AMA, além de uma instituição de São Mateus do Sul voltada aos idosos. “A emoção continua. Eu acredito que cada ano a responsabilidade aumenta, porque a gente quer fazer sempre uma campanha que supere a anterior, e isso vai ficando cada vez mais difícil. Estamos com uma equipe muito empenhada, e esperando muito que o Irati e região abrace novamente essa campanha. “, destacou Edna Ivasko, idealizadora do X-Solidário.
Edna ainda ressaltou a importância de não fechar os olhos para essa doença e de continuar ajudando aqueles que enfrentam o câncer. “A gente não pode fechar os olhos para essa doença, precisamos continuar ajudando, porque vai fazer toda a diferença para o paciente ou para as famílias que enfrentam essa doença tão difícil”, finaliza.
A expectativa para 2024 é superar os resultados do ano anterior, como explica Ana Paula Ivasko, diretora de marketing e inovação do Grupo Ivasko “Hoje o X-Solidário está completando 15 anos, e em todos esses anos a gente já superou vários desafios, a campanha cresceu muito. Estamos muito animados para essa edição, em 2024 a gente espera superar o ano passado e levar mais condições para várias instituições. Nossa meta esse ano é superar o ano passado, mas a gente só consegue fazer isso com apoio da população, então vá até uma de nossas lojas, compre um x-salada e faça uma boa ação e vamos juntos nessa grande causa”, diz.
Além de arrecadar recursos, o evento tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção. “A campanha não é só arrecadar o valor financeiro, monetário, é também conscientizar a população da gravidade da doença, buscar as pessoas para fazer o preventivo, para se cuidarem, para cuidar das pessoas mais próximas. Então, é conscientizar o cuidado que cada um tem que ter para que a gente consiga o quanto antes os diagnósticos precoces, para que a doença não avance e que tenha mais chances de cura. Então, procurando atingir o público jovem, assim como as famílias, essa é a ideia de divulgar para pessoas de outros públicos essa doença que também atinge jovens, crianças e tudo mais”, afirma Edna.
Zeka Ivasko, empresário e presidente do Grupo, fala sobre a importância de trazer a dupla sertaneja Jeann e Julio para a abertura do evento. “A nossa intenção com essa abertura é envolver os mais jovens e fazer com que entendam que a campanha é para todos. A expectativa para esse ano tem muito a ver com Deus, a gente não sabe o que vai acontecer, mas no final dá tudo certo e nos 15 anos foram 15 recordes, 15 metas batidas sempre um ano em cima do outro. Então a nossa expectativa é ser melhor do que no ano passado”, comenta.
Denise Dietrich, presidente da Anapci, destacou a importância do X-Solidário para a instituição. “Hoje é mais de um ano que a Anapci vai ser contemplada, junto com outras entidades. Com esse dinheiro compramos a cesta de Natal, para ter alimentos especiais também para os pacientes. E também esse ano nós estamos vendo se a gente conseguir atingir a nossa de comprar um carro utilitário para a gente poder transportar as doações e fazer visita no interior para as pessoas e pacientes”.
O evento contou ainda com o apoio da dupla sertaneja Jeann e Julio, que se apresentaram no show de abertura e reforçaram a importância da causa. “É uma causa muito importante e é um prazer estar aqui. Só temos que agradecer a confiança de toda a organização desse evento incrível. Sem dúvida alguma, é um evento que fortalece muito para ajudar muitas pessoas. É uma honra estar aqui”.
Edna deixa o convite para a população, dizendo que “do fundo do coração pedimos que você ajude na campanha, adquira um lanche, dez lanches. Você que é empresário, adquira lanches para os seus funcionários, para os seus colaboradores, vamos juntos nessa luta. Cada um comprando um lanche, nós vamos fazer a diferença e vamos ter um carinho imenso com todos os nossos pacientes familiares de câncer de região”.