Unicentro entrega álcool 70% para órgãos de segurança e de saúde de Irati

Mesmo durante o período de pandemia do coronavírus, algumas instituições continuam trabalhando para garantir os direitos do cidadão, como a

Mesmo durante o período de pandemia do coronavírus, algumas instituições continuam trabalhando para garantir os direitos do cidadão, como a segurança pública. Por isso, pensando na proteção dos agentes que atuam nesse setor, a Unicentro fez doações de álcool 70% para a Polícia Militar e para o Corpo de Bombeiros de Irati. A iniciativa foi da Direção do Campus, que forneceu o produto em duas formas – gel e glicerinado.

A entrega para as instituições de segurança foi realizada conjuntamente, com a presença da diretora e da vice-diretora do campus, professoras Andrea Nogueira Dias e Adriana Queiroz Silva, respectivamente. A professora Andrea acredita que esse trabalho colaborativo entre instituições é fundamental no combate e na prevenção da covid-19. “Uma das formas que nós da Unicentro podemos contribuir para com aqueles que estão à frente desse grupo de batalha é fornecendo álcool gel, como está sendo feito. Esse álcool gel é produzido na própria Unicentro. Esse é um efeito cascata – cuidando da saúde de quem cuida da saúde da sociedade. Assim, venceremos essa guerra”, avalia.

Foram repassados 10 litros de álcool glicerinado e 20 dispenseres de álcool em gel. “Atualmente, em razão da pandemia do covid-19, tem uma alta demanda de álcool em gel e álcool líquido 70, pois o nosso trabalho não para. Nós continuamos, diuturnamente realizando policiamento e atendimento de ocorrências, onde o policial tem o contato direto com a sociedade. O álcool em gel foi disponibilizado para as equipes operacionais, ou seja, aquelas que trabalham na linha de frente e em contato direto com o cidadão nas ruas”, explica sobre as necessidades da Polícia Militar o tenente Moisés.

No caso do Corpo de Bombeiros de Irati, a doação de álcool pela Unicentro também será útil no atendimentos a população. “O álcool gel será utilizado”, segundo o sargento Polak, representante do 3º Subgrupamento, “nas dependências do quartel, mas também no interior das viaturas de emergência, para higienização das mãos, no caso do álcool gel, e dos equipamentos, no caso do álcool líquido. Ele também será utilizado para higienização da vítima atendida pelo serviço de atendimento pré-hospitalar, naturalmente quando for o caso”. De acordo com Polak, essa utilização pelas equipes de emergência do Corpo de Bombeiros só é possível porque o álcool tem qualidade certificada. “Ao podermos contar com essa doação da Unicentro nós teremos certeza da procedência, da qualidade do produto”.

Também preocupada com a proteção de outro grupo que está na linha de frente durante a pandemia de coronavírus, a direção do campus Irati fez uma doação de álcool 70% para a 4ª Regional de Saúde do Paraná. O repasse foi feito para garantir, principalmente, a higiene e a segurança dos profissionais que estão atuando pela Unicentro a partir do edital da Seti, que é a Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná. “A gente sabe que hoje tem tido notificação de vários casos no Brasil de profissionais de saúde, principalmente enfermeiros e, mais ainda, técnicos de enfermagem se infectando com a covid. Então, por isso a nossa preocupação. Nesse sentido, a Unicentro atendeu prontamente o nosso pedido e fez o envio de 30 litros de álcool 70, que vai ser disponibilizado para esses bolsistas, para que eles possam fazer a utilização na entrada dos serviços, na saída, e mesmo durante os serviços, na medida em que surgir essa demanda”, conta o professor Gustavo Zambenedetti, que está coordenando as ações do projeto em Irati e mediou a entrega à 4ª Regional.
 

Álcool 70% da Unicentro também vai garantir a segurança dos profissionais de saúde
Álcool 70% da Unicentro também vai garantir a segurança dos profissionais de saúde. (Foto: arquivo pessoal)