Vai viajar no feriado? Confira quais são os cuidados com o carro

Se você vai pegar estrada e viajar durante o feriado prolongado, vale a pena conferir algumas dicas para que tudo corra bem com o seu automóvel. Ninguém quer correr riscos na estrada

Gabriela Stahler

Viajar no feriado é um dos planos mais esperados por diversas famílias no país. Muitos brasileiros costumam aproveitar os dias prolongados de folga para conhecer lugares novos ou descansar em uma viagem especial. Viajar de carro ao lado de quem a gente ama é uma das melhores sensações do mundo. Por isso, tome certos cuidados para que o passeio não se torne um pesadelo.

É preciso ter cuidado com o carro na hora de cair na estrada e viajar no feriado. Dessa maneira, dá para garantir um passeio seguro para todos. Pensando nisso, separamos algumas dicas para reforçar a segurança nesta época. Na verdade, as dicas devem ser tomadas em qualquer época do ano.

Viajar no feriado exige atenção redobrada

Os motoristas devem ficar atentos aos cuidados preventivos para viajar no feriado. Além disso, existem muitos que pecam pelo excesso de cuidados. Pois é, alguns hábitos que deveriam beneficiar, podem acabar prejudicando o veículo. Portanto, é necessário estar atento a todos os detalhes.

Claro que é recomendado seguir o manual de orientação e de manutenções básicas. O carro precisa estar com óleo trocado, freios e pneus revisados, ser abastecido em locais confiáveis etc.

Confira dicas para viajar com segurança no feriado prolongado

1 – Aditivo de combustível

É comum o frentista do posto de combustível oferecer para adicionar um aditivo à gasolina ou etanol. A promessa do vendedor é a de que o produto ajuda a limpar o motor e aumentar o desempenho.

Porém, além de totalmente desnecessária, a presença do produto pode causar prejuízos. Os combustíveis e óleos lubrificantes já são certificados e têm o que é necessário para o veículo.

Se ainda assim, o motorista desejar, pode abastecer com combustível aditivado direto da bomba.

2 – Limpeza de bicos

Talvez este item seja o campeão das “enganações”. Na hora de realizar a manutenção preventiva do auto, o mecânico pode “receitar” a limpeza dos bicos.

Diversos especialistas afirmam que não existe qualquer recomendação e, muito menos, indicação para isso. Os bicos injetores só precisam ser limpos caso o motor apresente falhas, dependendo da situação. Do contrário, é apenas jogar dinheiro no lixo.

3 – Cuidado com os pneus

Pneu é coisa séria e não se deve brincar com isso. Se o limite dos seus foi atingido é hora de trocar.

4 – Limpadores

Os limpadores do carro devem ser trocados, afinal a gente só se lembra deles quando é tarde demais. Na hora de pegar uma chuva é importante estar com eles em dia.

5 – Limpe o veículo corretamente

O carro limpo, principalmente os vidros, facilitam a visão do motorista e dos passageiros. Invista nisso para mais segurança.

8 – Check Up

Leve o carro em um mecânico confiável e faça um check up geral. Alguns problemas podem ser facilmente diagnosticados. Olhe os freios, a correia dentada, óleo e tudo mais.

Fonte: https://editalconcursosbrasil.com.br/noticias/2022/06/vai-viajar-no-feriado-confira-quais-sao-os-cuidados-com-o-carro/