Veja cinco benefícios do ar-condicionado quente e frio

O aparelho com ciclo reverso deixou de ser um artigo de luxo e passou a ser um item essencial

O ar-condicionado quente e frio tem se tornado uma das opções mais populares do mercado por conta da comodidade proporcionada para quem o possui. Por ter duas funções, pode amenizar as temperaturas do ambiente durante o ano todo. 

Para tirar o máximo de proveito desse aparelho, é preciso que você escolha o tipo e o modelo mais adequados para as suas necessidades. Neste texto, vamos falar sobre os benefícios oferecidos por um ar-condicionado quente e frio, além de mostrar quais são os motivos para fazer essa escolha.

Diferenças entre ciclo normal e reverso

Primeiramente, para que você possa entender melhor sobre os aparelhos de ar-condicionado quente e frio disponíveis no mercado, é necessário conhecer as diferenças entre o ciclo normal e o reverso. 

O ar-condicionado altera a temperatura do ambiente através de ciclos de condicionamento. Em cada um deles, ocorre o tratamento do ar. Um aparelho de ar-condicionado de ciclo normal possui um sistema de refrigeração composto por quatro peças fundamentais: um compressor, um dispositivo de expansão, um evaporador e um condensador.

Juntos, todos esses componentes fazem o gás refrigerante circular no sistema, realizando a troca térmica e absorvendo ou adicionando calor no ambiente. Ou seja, no ciclo normal, a unidade interna (evaporadora) apenas resfria o ambiente, enquanto no ciclo reverso, ela pode esfriar ou aquecer. 

Já um aparelho de ar-condicionado de ciclo reverso ou quente e frio, possui as mesmas peças que um de ciclo normal, acrescido de uma válvula reversora ou válvula quatro vias, responsável pelo funcionamento do sistema de aquecimento do aparelho. A grande diferença entre os dois sistemas é que, no reverso, a válvula pode fazer o movimento contrário.

Os cinco benefícios do ar-condicionado quente e frio

O ar-condicionado quente e frio deixou de ser um artigo de luxo e passou a ser um item essencial em residências ou locais de trabalho. Diferentemente do que muitas pessoas pensavam, já foi comprovado que o ar-condicionado não influencia a saúde de forma negativa. Muito pelo contrário: se você tiver os cuidados necessários, um aparelho refrigerador de ar pode trazer diversos benefícios para a sua vida.

1. Conforto

O ar-condicionado quente e frio proporciona mais conforto ao ambiente, por mantê-lo aquecido ou refrigerado. Assim, o recinto consegue permanecer com uma temperatura agradável ao longo de todo o dia e você pode usufruir do conforto térmico que ele proporciona! Com isso, você tende a ter mais foco e produtividade.

2. Saúde e bem-estar

Os aparelhos de ar-condicionado mais modernos são capazes de manter o ar mais limpo quando estão com a manutenção em dia, auxiliando no combate eficaz da ação de fungos e alérgenos durante o verão e o inverno. Ou seja, uso de um ar-condicionado quente e frio pode contribuir para a melhora da saúde de pessoas que possuem problemas respiratórios, como bronquite, sinusite e rinite. Além disso, esse aparelho pode aumentar a qualidade do sono.

3. Dois em um

Um ar-condicionado quente e frio é ideal para quem busca praticidade. Por possuir a função de aquecedor e resfriador de ar, ele acaba economizando espaço. Então, você não precisa se preocupar com a instalação de dois aparelhos em um mesmo ambiente, por exemplo.

4. Custo

O aparelho oferece o melhor custo-benefício ao consumidor por possuir dupla função, descartando a necessidade de comprar dois aparelhos diferentes. E mais: é possível economizar com a instalação e manutenção, já que elas precisarão ser feitas em apenas um aparelho.

5. Capacidade híbrida

Com esse equipamento, você pode definir uma temperatura exata e constante. Fazer isso em um aquecedor comum, por exemplo, seria impossível. Só um aparelho de ar-condicionado quente e frio proporciona este conforto térmico. 

Dica extra: o ar-condicionado quente e frio apresenta algumas funcionalidades que o distinguem de um aquecedor comum, como a função autolimpante.

É hora de investir em um ar-condicionado quente e frio!

Agora que você já sabe que um ar-condicionado quente e frio é ideal para você, é muito importante que conheça todos os modelos disponíveis e considere suas necessidades para fazer a melhor escolha possível.