Dia da Bandeira resgata o patriotismo e civismo dos iratienses

Em comemoração ao Dia da Bandeira, na terça-feira (19), foi realizada em Irati uma cerimônia em homenagem a data importante para o país, na qual foi hasteada a nova bandeira nacional, na praça Edgar Andrade Gomes, a solenidade faz parte do projeto “Erga esta Bandeira”, criado pelo Rotary Club.

Ao som do Hino da Bandeira, tocado pela banda marcial do CAIC, foi feito o hasteamento por dois bombeiros de Irati. A bandeira foi doada ao município pelo Rotary e mede 4,75m por 7,07, que são adequados ao tamanho do mastro existente.

O prefeito em exercício, Nei Cabral, prestigiou a solenidade e disse estar muito feliz por participar desta data. “Neste dia 19 de novembro nós estamos neste projeto importante que é de iniciativa do Rotary Club, um projeto que já tem mais de 22 anos, e estamos bastante felizes. Porque se iniciou aqui na nossa cidade e hoje está a nível de estado. Então a gente se sente muito orgulhoso por estar vivendo este momento importante da nossa vida, no momento de civismo, vemos todas as pessoas aqui, está todo mundo engajado neste momento importante que é o Dia da Bandeira”, disse.

O presidente do Rotary Club, João Salim, comenta que este resgate do símbolo nacional é importante, principalmente, no momento em que o país vive. “A bandeira nacional é o principal símbolo de um país. Eu acredito que as pessoas têm que ter muita emoção de ver o seu país representado, e nós estamos vivendo uma época que o país tem muitos problemas em todas as áreas. Eu penso que se a pessoa tiver um pouco de civismo e patriotismo, um pouco mais de amor no coração, muita coisa pode ser resolvida. Acredito que a Bandeira Nacional é um pendão que pode levar as pessoas a praticar estes tipos de atos”.

CONHEÇA O PROJETO

O projeto distrital “Erga esta Bandeira” foi idealizado pelo Rotary Club de Irati, há cerca de 20 anos. O Rotary começou a cantar o Hino da Bandeira na reunião rotária durante a data comemorativa de 19 de novembro (Dia da Bandeira). A ação era realizada por respeito a este importante símbolo nacional, com objetivo de promover o patriotismo e civismo entre os companheiros e familiares. A ideia surgiu dos rotarianos Enezito Ruppel e José Soares Silveira.

Outras ações eram realizadas em parceria com a Prefeitura de Irati, como decretos que determinavam às escolas municipais em que durante o Dia da Bandeira, deveria ser prestada a referida homenagem a este símbolo nacional, através da cantoria do seu hino.

Em novembro de 2012, o Rotary Club de Irati decidiu expandir esta atividade por meio da realização de um grande ato público e cívico, na Praça da Bandeira, com a presença de autoridades municipais, escolas, entidades parceiras, e principalmente, da comunidade.

Comentários estão fechados.