Busto de Edgard Andrade Gomes é inaugurado na praça que leva seu nome

Na última sexta-feira (16), uma solenidade às 10h, marcou a inauguração do busto do empresário e ex-prefeito de Irati, Edgard Andrade Gomes, na praça que leva seu nome, na entrada principal da cidade.O busto foi confeccionado pela escultora e artista visual iratiense, AngieKomnitski, e doado ao Município, como homenagem à família Gomes e ao contexto histórico que ela representa.

Na abertura da cerimônia, Sergio Gomes, filho do homenageado, falou em nome da família, com vários descendentes presentes: “Estamos todos bastante emocionados com esta homenagem ao meu pai, com sentimentos fortes de saudades. Quero dizer que todos somos finitos, podemos simplesmente passar pela vida e cair no ostracismo. Mas pela maneira de vida que escolhemos, podemos nos tornar infinitos. Foi o que ele fez e o legado que ele deixou persiste até hoje”. O secretário de Desenvolvimento Econômico de Irati, Emiliano Gomes, bisneto de Edgard, também se pronunciou dizendo que “soube que era um homem de poucas palavras, mas grande coração, e o que eu posso expressar é aquilo que eu sinto. Por onde eu vou, percebo nas pessoas que tiveram a oportunidade de vivência com vovô Edgard, e falam do seu trabalho, sua dedicação, sua força de vontade e sua devoção pelas pessoas daqui”.

O prefeito Jorge Derbli comentou que ainda hoje houve “relatos de pessoas que descrevem o quanto ele fez por Irati enquanto prefeito. Quase um quarto da história de Irati Edgard esteve à frente do Executivo”. Derbli ainda comparou aqueles períodos, em que haviam menos secretarias e departamentos para resolver suas questões e praticamente todas as decisões partiam do prefeito. Jorge Derbli também relatou que sairia do evento direto para uma reunião no gabinete, com representantes da Secretaria de Estado da Cultura, para tratar da primeira etapa de continuação de construção do Teatro Denise Stoklos. Desde o início de sua gestão o prefeito tem insistido na conclusão de obras, indo pessoalmente atrás de alternativas e recebeu recentemente do governador Ratinho Junior a sinalização de que quer dar solução a todas as obras paralisadas e que Irati vai ser agraciado com nosso teatro.

Além do prefeito Jorge Derbli, estiveram presentes o prefeito em exercício Amilton Komnitski, secretários municipais, professores, alunos, ALACS, Fundação Denise Stoklos, o presidente da Câmara, Nei Cabral, e os vereadores Alberto Schereda, Edson Luís Elias e José Bodnar.

Na placa do totem que sustenta a obra consta: “Edgard Andrade Gomes, prefeito de Irati, exerceu tão importante cargo com dedicação, idealismo, patriotismo e integridade, nos períodos de 1952 – 1955, 1960 – 1963, 1969 – 1972 e 1977 – 1979.

Por esta honrosa e significativa homenagem oferecida à cidade de Irati, a família de Edgard Andrade Gomes agradece à escultora e artista visual Ângela MarochiKomnitski. Irati, 15 de julho de 2019”.

Comentários estão fechados.