ABORL alerta: tontura é coisa séria!

A campanha tem como objetivo chamar a atenção para a necessidade de um diagnóstico médico

ABORL-CCF

No intuito de incentivar a busca pelo correto diagnóstico da tontura a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF), por meio do Departamento de Otoneurologia, criou o Dia da Tontura comemorado no dia 22 de abril em homenagem ao otologista austríaco Robert Bárány pela sua grande contribuição para a Otoneurologia.
Em estudo epidemiológico realizado na cidade de São Paulo com o apoio da ABORL-CCF, a prevalência da tontura na população geral é de 42%, sendo que causa incapacidade em até 27% das pessoas sintomáticas.
São números consideráveis e com impacto direto nos serviços de saúde e nas atividades diárias desses pacientes. Ademais, o estudo estima que a prevalência de tonturas originadas no labirinto (tonturas vestibulares) é de apenas 8,3%.

O Dr. Bruno Leonardo Alencar (CRM: 18299 RQE: 13511) é membro titular da ABORL e membro do comitê de defesa profissional da ABORL. Ele incentiva e apoia a campanha, além de alertar a população para que procure sempre um diagnóstico médico. O Dr. Bruno atende no CADI de Irati.


Existem diversas outras causas para a tontura: vasculares, metabólicas, hormonais, enxaqueca e outras doenças neurológicas, problemas na coluna cervical, alterações do sono, hábitos alimentares inadequados, estresse, depressão e ansiedade.
Portanto, percebe-se que a causa do sintoma é muito variada e merece atenção e investigação médica adequada. Realizada pela primeira vez no Brasil em 2018, a campanha “Semana da Tontura” nasceu como forma de engajamento entre o público médico e a população geral.
Com o slogan Tontura é coisa séria, procuramos chamar a atenção para a necessidade de um diagnóstico médico adequado da tontura para um tratamento efetivo. E a cada ano abordamos um tema específico dentro deste contexto.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.