Irati lança primeiro livro sobre a Política de Assistência Social

A Prefeitura de Irati, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, publica o primeiro livro sobre a política de assistência social e direitos humanos. Com o título “Cadernos da Assistência Social e Direitos Humanos” a obra está sendo concretizada com a Editora UNIEDUSUL, e aborda a ruptura do favor na busca da consolidação do direito.

O livro, no formato digital, foi organizado pela secretária de Assistência Social, Sybil Dietrich, e equipe de gestão, e contém diversos artigos de profissionais que fazem parte do quadro da Rede de Assistência Social e Direitos Humanos de Irati.

O livro está organizado em três partes: Artigos dos Serviços da Proteção Social Básica, Artigos dos Serviços da Proteção Social Especial, e Artigos voltados a Política de Direitos Humanos.

Para fazer o download da obra, basta acessar o site da editora e buscar o menu “Acervo Digital”. O link para baixar é https://uniedusul.com.br/acervo-digital/ .

Novas metodologias na Assistência Social

Na opinião da secretária de Assistência Social, “esse documento é um exercício cotidiano que se faz presente em cada atividade, desde sua concepção até sua operacionalização. Pauta hoje a articulação da Secretaria com seus dispositivos e com a rede socioassistencial, razão pela qual tem sido planejada, em parceria com os distintos setores, a oferta de atividades, que leva a equipe a privilegiar a adoção de novas metodologias de trabalho, investindo, para isso, em sua própria formação”.

Para o organizador do livro, o assistente social Denis Cezar Musial, “a abra procura mostrar os avanços que vem sendo realizados pelos profissionais nos últimos anos, que tiveram coragem de romper com a política do favor, na perspectiva de consolidar a política do direito”.

A secretária lembra que a ruptura do favor na busca da consolidação do direito é algo que deve ser construído diariamente, pois ainda há muito se fazer para que a Assistência Social seja garantida de modo a alcançar a todos que dela necessitam, na perspectiva da universalização do direito.

Espera-se, com a publicação desse livro, contribuir para a discussão da política de assistência social e direitos humanos, na direção do fortalecimento, através do investimento e valorização de seu ativo mais importante: os trabalhadores.

A Assistência Social de Irati em breve estará publicando os próximos volumes, sendo o volume 2 sobre Trabalho Social com Famílias, e o volume 3, sobre Controle Social e Participação.

Comentários estão fechados.