Sonia Gerchevski assume OAB de Irati

Advogada Sonia Gerchevski, eleita presidente/ Foto: OAB PR

A Câmara de Vereadores de Irati ficou lotada para a cerimônia de posse da nova diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) subseção de Irati, que aconteceu na noite de quarta-feira (30).  A advogada, Sonia Mara Gerchevski, se tornou a primeira mulher a assumir o cargo de presidente com o desafio de dar continuidade ao trabalho já realizado, mas também, assumindo novos.

Em uma solenidade com a presença de advogados de toda a região, autoridades e familiares, as diretorias 2016/2018 e 2019/2021 fizeram suas considerações do trabalho que foi promovido nos últimos anos e o que está por vir pela frente. Acredito que o grande legado que deixamos da nossa gestão foi, efetivamente, a união dos advogados, os trazendo para dentro da OAB, para que se sentissem abraçados pela Ordem, destacou, Luís Augusto Polytowski Domingues, presidente da gestão 2016/18. Ao longo destes três anos em que esteve à frente da subseção de Irati, ele comenta que sua equipe conseguiu cumprir este objetivo, que era uma das principais metas.

Entre as autoridades presentes, o presidente Seção do Paraná da OAB, Cássio Lisandro Telles, destacou em seu discurso o espaço da mulher nas subseções do estado. A igualdade de gênero é um valor garantido pela Constituição. E nós, aqui em Irati, estamos praticando esta igualdade no momento que temos a primeira mulher presidente da subseção. Telles exalta estes avanços da OAB.

Eu terei a felicidade de, nos próximos três anos, estar acompanhado de 14 presidentes mulheres das 48 subseções do Paraná. Antes eram quatro, contou. Cidades com grandes subseções, como Maringá, Ponta Grossa, Londrina, Guarapuava e Toledo, estarão sob o comando de advogadas neste triênio.

Presidente quer defender causas dos advogados e da sociedade

Sonia relata que um dos principais objetivos de sua diretoria é a defesa intransigente das prerrogativas dos advogados para garantir a liberdade de estar trabalhando para defender a sociedade. Outra demanda que a presidente está atenta é a construção do novo fórum. Há muito tempo que a gente vem buscando resolver esta questão nas outras gestões, mas precisamos da aprovação do Tribunal. Os prefeitos anteriores e o atual, Jorge Derbli, já nos ofereceram terrenos, porém não cabem dentro do que é necessário para a construção deste espaço. Ela destaca que sua equipe continuará fazendo o pedido junto ao Judiciário para que, pelo menos, se consiga a aprovação e o início da construção do fórum nestes três anos.

Além disso, Sonia também está preocupada com a capacitação para a advocacia iniciante. Nós queremos preparar os jovens advogados para enfrentar o fórum, que é uma realidade diferente de quem está no escritório ou com a vivência do que aprendeu na faculdade.

Na solenidade, o diretor da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná, Fernando Estevão Deneka, anunciou que vai destinar à subseção de Irati uma Incubadora, que ajudará neste processo. A nova diretoria está atenta a este fator porque, nos últimos três anos, a subseção teve um aumento de 46% de advogados, totalizando quase 290 membros.

Além do trabalho concentrado para defender os interesses da OAB, a presidente também comentou que sua equipe quer atender as demandas da sociedade, como a Delegacia da Mulher com um atendimento mais humanizado. Nós temos muitas propostas e ações a realizar. Vamos atender com toda a nossa boa vontade Esperamos que, daqui três anos, tenhamos muitas coisas boas, como o novo fórum e esta Delegacia – são brigas que eu quero enfrentar, conclui a presidente.

Texto: Fernanda Hraber

Comentários estão fechados.