Coluna Política

Articulando

O prefeito em exercício de Imbituva, Geraldo Nadal Rocha, visitou entre outros, o deputado Artagão Júnior, na terça-feira (18). Na função de prefeito em exercício, Geraldo pediu que o deputado interceda pelas demandas do município junto ao Governo do Estado.“Temos muitos pedidos na esfera estadual. Solicitamos ao deputado, em especial, recursos para recuperar estradas do interior”, explicou. Geraldo fica por 20 dias à frente do município de Imbituva durante um afastamento do prefeito Bertoldo. A visita a Artagão é inusitada, uma vez que,Artagão era alinhado a oposição de Bertoldo. Mas os ares de Imbituva podem estar mudando. Definitivamente, isso a próxima campanha eleitoral dirá.

 

Debandada do PSD Iratiense

O PSD estadual destituiu todos os diretórios e provisórias no estado. Em Irati, com esta ação está havendo uma debandada dos filiados. Mauricio Panka, que foi presidente da sigla desde a sua fundação, foi o primeiro a deixar a legenda. Como assessor de Sciarra e depois de Roman, função que não exerce mais, foi um dos articuladores para fundação do PSD tornando a região Sudeste uma das que mais contribuiu no estado para formação da sigla.

 

Outros

Junto dele, outros fundadores como Antoninho Filipus, Helio Jacumasso e, também, o secretário de segurança Luiz Carlos Ramos, o “Bola”, deixaram a legenda nesta semana. Ao todo, mais de 25 pessoas, estendendo aos familiares filiados, muitos com expressão eleitoral e possíveis candidatos a vereador, já protocolaram suas desfiliações do PSD de Irati.

 

A espera

O PSD estadual deve se reunir nas próximas semanas para determinar os critérios que deverão ser adotados para escolher as executivas. Em Irati, o partido deve ficar sob o comando do deputado federal e chefe da SEIL, Sandro Alex. É possível nesse caso que o partido seja entregue ao comando do vice-prefeito, Amilton Komnitski. Aí a debandada de partidários poderá ser ainda maior.

 

Aguardando

Amilton Komnitski aguarda uma conversa com Sandro Alex para saber como será alinhado ao partido em Irati. Mas têm outros nomes, como o secretário de comunicação, Sidnei Jorge, que foi coordenador da campanha de Ratinho na região, e o ex-vereador, Dalvino Cavalli, que também têm planos. Mas a decisão de Irati pode ainda ter a participação do deputado Hussein Bakri e torná-la mais interessante.

 

Na região

Em Imbituva, o PSD deverá ficar ao comando do prefeito Bertoldo Rover. Mesmo que Alex tenha sido o mais votado, Rover conduziu com vigor o partido tendo grande número de filiados e vereadores da legenda. Em Inácio Martins, o PSD também deve permanecer sob a conduta do prefeito, Junior Benato, um dos fundadores e entusiastas da sigla. Em Rebouças, a expectativa é que a sigla permaneça sob a regência de Chico Cabral, que além de político, é ligado pessoalmente a Sandro Alex. Em Rio Azul, Paulo Andrade, que era o presidente, já está de partida, deixando a sigla para a nova diretoria.

 

Deu na trave

A indicação do chefe da 21ª Ciretran até o momento, não foi efetivada. Mesmo após ser nomeado, via decreto, não houve a posse de José Vilmar de Andrade (Neguinho). Segundo informações, a efetivação não aconteceu por falta de documentação. O deputado Sandro Alex deverá indicar outro nome para ocupar o cargo. Há uma certa apreensão para a nomeação. Pessoas ligadas ao setor esperam que a indicação tenha caráter técnico.

 

Terceirizada

O vereador Helio de Mello (MDB) comentou na tribuna que irá pedir, na próxima sessão, informações sobre os serviços da terceirizada, que está realizando a manutenção na estrada de Gonçalves Junior ao Itapará. Segundo Helio, a empresa está realizando um serviço de má qualidade, colocando material ruim e com máquinas velhas. Tomara que não tenhamos empresas terceirizadas ao modo “Odilon”.

 

SAMU

Entrou para votação na Câmara de Vereadores o PL que autoriza a instalação do SAMU em Irati. O vereador Rogerio Kuhn fez ressalvas sobre a condição do município de implantar o serviço, devido ao alto custo, principalmente, inicial do projeto. Helio de Mello pediu vistas para mais informações da equipe. Mesmo tendo uma reunião com a secretária de Saúde, Magali de Camargo, e com a comandante do Corpo de Bombeiros, Tenente Spak, os vereadores têm dúvidas quanto aos gastos que o serviço vai exigir da Prefeitura. Nos primeiros meses será algo próximo a R$ 160 mil por mês, só na fase de implantação.

 

Péricles será benemérito

A Câmara de Irati realizará alguns eventos em comemoração aos 112 anos. No dia 2 de julho, às 20 h, ocorre a entrega de Título de Cidadão Honorário a Carlos Reksua Filho (Sabiá), por indicação do presidente Nei Cabral. No dia 3, é a vez do comandante da PM do Paraná, Péricles de Matos, receber o Título de cidadão Benemérito, às 19 h, por indicação do vereador Alberto Schereda. No dia 10 de julho, às 9 h, ocorrerá a Diplomação e Posse dos membros da Câmara Mirim – Legislatura 2019.

Enezito na Câmara

O presidente do Rotary Club Iraty, Enezito Rupel, esteve utilizando o plenário da Câmara Municipal para prestar contas das atividades do Clube de Serviços. O clube, que conta com 28 Rotaryanos em Irati, tem grandes atuações como a vacinação contra a poliomielite, que extinguiu a paralisia infantil. Em Irati, dentre as muitas atividades, eles atuaram em prol da pavimentação da estrada de Irati a São Mateus do Sul e auxiliam entidades filantrópicas e assistenciais.

 

 

Caçamba

O MP e o grupo GPatria e a 1ª Promotoria de Prudentópolis apresentaram duas ações contra o ex-prefeito de Prudentópolis, Gilvan Agibert. Além dele, a ação tem como réus o ex-presidente da Câmara da época, Júlio Makuchi, secretários e, ainda, os filhos do ex-prefeito. Uma das ações se refere a uma empresa que pagava propina pelos serviços realizados. A outra ação denuncia uma empresa que usava laranjas para prestar serviços à prefeitura. Segundo o MP, a empresa era de Gilvan e seus filhos.

 

Número “R$ 7 Mi ”

Valor que o MP requer em ressarcimento referente a Operação Caçamba em Prudentópolis

Aspas:“Estou como cavalo em sete de setembro. Cagando, andando e sendo aplaudido”

 

De um funcionário público de Irati, descontente com seu secretário

 

Curtas

A secretaria de Bem-Estar Social esteve fechada na manhã desta sexta (21). Parece que as comemorações juninas tomaram conta da secretaria. Será que não passou da conta?

 

O vereador Tucho Bartoskiestáempoderado, é o representando do governo Ratinho para o “sul do mundo”

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.