Lista de supermercado. Por onde começar!

Fazer supermercado pode ser uma grande diversão para muitas pessoas já para outras uma verdadeira dor de cabeça, mas isso não precisa ser sempre assim, a palavra em questão é: organização.

Se você não faz planejamento das compras e costuma ir ao mercado sem ter ideia do que está precisando em casa a tarefa não é fácil mesmo, ainda mais se não há muito tempo para as compras. Mas a resposta para esse problema está em fazer uma lista de compras.

A lista de compras é o caminho mais fácil para quem quer manter uma organização dos produtos em casa, com base nela fica mais fácil saber o que se tem em quantidade nos armários e quais precisam ser comprados.

Dentre os benefícios podemos destacar que ela ajuda a evitar o esquecimento de produtos necessários e principalmente te direciona dentro do supermercado, sem falar que auxilia no planejamento do orçamento e poupa tempo para as compras. E claro, não podemos deixar de citar que com uma lista de compras torna-se muito mais difícil a compra por impulso, ou seja, levar para casa itens desnecessários.

Vale destacar que todos estes pontos abordados são possíveis para qualquer pessoa, não precisa ser nenhuma dona de casa para usufruir e adaptar uma lista de acordo com suas necessidades.

Mas como fazer uma lista de compras?

A lista de compras deve ser feita de acordo com às suas necessidades e com a periodicidade que você vai ao mercado, se as compras são mensais isso demandará uma lista mais complexa, agora se suas compras são semanais o processo é mais rápido e fácil.

Uma lista de compras de supermercado deve conter produtos alimentícios, higiene pessoal e limpeza. Nos alimentos, monte uma lista de acordo com o seu cardápio, levando em consideração todas as refeições, inclusive lanches. Se a intenção é não desperdiçar produtos monte seu cardápio primeiro.

Separe os alimentos por categoria, isso facilitará nas compras uma vez que os corredores do supermercado são assim divididos. Faça o mesmo com produtos de limpeza e higiene pessoal.

Alguns itens são indispensáveis em uma lista de compras de supermercado e outros dependerão do seu estilo de vida e do número de pessoas que vivem em sua casa, uma lista de compra de um solteiro não é a mesma de um casal com filhos.

Atualize sua lista de compras frequentemente e depois que você fizer a sua última compra guarde a lista para a próxima vez. Procure ter uma periodicidade para compras, ao contrário, os intervalos muito longos exigiram esforços tanto para a lista, tempo no mercado e custos, pois precisará repor muito mais produtos.

O ideal para produtos não perecíveis são compras quinzenalmente ou mensalmente, já para os casos perecíveis como frutas, legumes e verduras, devem ser comprados semanalmente para manter sempre alimentos frescos.

Outra dica que não é regra, mas auxilia no controle do orçamento é, não vá ao supermercado quando estiver com fome, isso pode ser um grande rombo no valor estipulado para compras.

Independente de qual seja o seu perfil, fazer uma lista de compras de supermercado é ideal para evitar desperdício de alimentos, organizar melhor sua rotina e ainda economizar tempo e dinheiro. Para facilitar sua vida, nós preparamos uma lista para você imprimir e não correr o risco de faltar alguma coisa. Faça o download, imprima e simplifique sua vida!

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.