Municípios paranaenses iniciam debates para elaborar Plano Municipal para a Primeira Infância

Como resultado de um compromisso assumido com a deputada Leandre, imediatamente após as eleições do ano passado, como “Prefeito Amigo das Crianças”, 12 municípios paranaenses instituíram seus comitês municipais de Gestão Intersetorial das Políticas Públicas para a Primeira Infância. Na última quinta-feira, 27, representantes dos municípios participaram de uma reunião técnica sobre o desenvolvimento dos Planos Municipais para a Primeira Infância. 

A deputada Leandre participou do encontro virtual, que também contou com a presença da superintendente do IFAN (Instituto da Infância), a psicóloga Luzia Laffiite, do consultor da Rede Nacional pela Primeira Infância, Dr. Vital Didonet, e da psicopedagoga e desenvolvedora da metodologia da Universidade da Criança, Jovelina Chaves. Prefeitos e membros dos comitês também estiveram na reunião. 

Leandre explica que o Plano Municipal para a Primeira Infância é o documento que deve ser debatido e produzido pelos comitês intersetoriais de políticas públicas que foram criados pelos municípios. 

Os municípios que já criaram os comitês intersetoriais são: Candói, Itapejara d´Oeste, Bom Sucesso do Sul, Vitorino, Salgado Filho, Capanema, São João do Ivaí, Capitão Leônidas Marques, Irati, Renascença, Barracão e Pato Branco. 

“Todo o trabalho de elaboração do Plano Municipal é acompanhado pela equipe de profissionais do nosso mandato”, acrescenta a deputada. O próximo passo, segundo ela, é dar início a uma assessoria técnica nos municípios para a elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância, através da Rede Nacional da Primeira Infância.

“É muito bom poder contar com todas essas pessoas engajadas pelos direitos das crianças, previstos no Marco Legal da Primeira Infância. A criança é um cidadão de direito. Tenho certeza que, muito em breve, novos municípios vão aderir a nossa causa e também criar seus comitês para, como resultado, produzir um Plano Municipal pela Primeira Infância”, concluiu Leandre. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.