Cresce o número de casos de Covid-19 em Rio Azul

O número de infectados por Covid-19 em Rio Azul cresceu nos últimos dias. O município registrou, em sete dias, mais 57 casos da doença, e chega a 290 confirmações. Em um dia, 23 casos foram positivados. As autoridades pedem a ajuda da população nos cuidados.

Rio Azul registrou na quinta-feira (18), o quarto óbito em decorrência da doença, de um homem de 90 anos que estava internado no hospital do município desde o dia 05 de março. Ele faleceu à espera de leito nos hospitais de referência, pois não há leitos em todo o Paraná.

De acordo com o último boletim da SESA, a macrorregião leste, da qual Rio Azul faz parte, junto dos municípios da Amcespar, 97% dos leitos de UTI estão ocupados, e 87% na enfermaria. Em todas as macrorregiões o número de ocupação da UTI varia em 95% e 97%.

A Secretaria de Saúde de Rio Azul continua com os monitoramentos diários dos casos positivos e suspeitos, mas pede a colaboração da população, pois já teve casos em que a pessoa descumpriu o isolamento. A secretária da pasta, Cristiana Schvaidak, explica que o não cumprimento do isolamento, resulta em notificação e posteriormente em multa e que ações de fiscalização estão sendo intensificadas no município. 

Com 42 casos ativos, Cristiana pede que a população ajude nos cuidados. “Quanto mais casos ativos, mais chances de ter pessoas que necessitem de um leito de UTI, e infelizmente não há leitos disponíveis no estado”. Outro alerta que a secretária faz é sobre que pessoas jovens estão apresentando complicações da doença, ou seja, todos estão em risco. Precisamos cortar o ciclo de disseminação do vírus, é importante que a população tenha este entendimento: quem está isolado respeite e cumpra as medidas, quem não está isolado, só sair de casa se houver necessidade e quando sair, utilizar sempre a máscara de forma correta, lavar as mãos com frequência e evitar aglomerações, são medidas simples , porém eficazes para evitar que mais pessoas se contaminem, destaca Cristiana.

PREFEITURA

Diante dos casos confirmados na Secretaria de Obras e Secretária de Agricultura e Meio Ambiente, suspendeu as atividades temporariamente. Sete pessoas foram positivadas e alguns estariam com suspeita do vírus.

O atendimento dos veterinários Rafael e Edson continua, somente pelo telefone, no número (42) 99109-5329. A inseminação com o técnico Nivaldo também, no telefone (42) 99111-3511.

Comentários estão fechados.