Prefeitura de Guamiranga inaugura nova Feira da Agricultura Familiar

Jaqueline Lopes

A Prefeitura de Guamiranga inaugurou a nova Feira da Agricultura Familiar do município, que fica em um local do Parque Ambiental, com mais comodidade para os feirantes e também mais espaço para exportem os produtos. A cerimônia de lançamento aconteceu na tarde de quarta-feira (04).

Este era um sonho antigo da população, e o projeto já existe desde 2016, e, agora, o resultado saiu. Foram instaladas novas barracas com luz, água e toda uma estrutura para atender a população e os feirantes. Quem procurar a feira poderá encontrar uma variedade de produtos de panificados, geleias, frutas, chocolate, verduras, legumes, derivados de leite, entre outros, todos os produtos oriundos da agricultura familiar.

Para o prefeito de Guamiranga, Marcelo Leite, “é uma alegria para todos da equipe de trabalho da Prefeitura poder apoiar esses agricultores da AFAAG, que produzem o alimento para colocar na mesa do povo do município e das cidades vizinhas também. Temos muitas variedades de alimentos, geleias, pacificados, várias coisas. A população já pode vir prestigiar”.

De acordo com a secretária de Agricultura de Guamiranga, Cristiane Tabarro Borgo, este foi o primeiro projeto apresentado na gestão, para dar mais dignidade aos agricultores com uma nova estrutura, que foi feita com recurso próprio do município. O investimento por parte da prefeitura foi de cerca de R$ 25 mil. “É resultado de muita luta, principalmente dos nossos agricultores. A feira é resultado de um processo de muito aprendizado e esforço desses trabalhadores. Isso é apenas o começo”, disse.

O grupo que organiza a Feira é oriundo de um projeto de lei do município de 2016, através da Associação da Agricultura Familiar de Guamiranga (AAFG), e foi uma demanda do próprio grupo, pois eles funcionavam de maneira informal na beira da rua, com barracas improvisadas. Agora, cada agricultor que faz parte da AAFG poderá comercializar a atividade que produz na feira.

Joceli Borgo Rech, presidente da AAFG, comenta que o trabalho do grupo é no coletivo, com produção de alimentos com qualidade, e possui a liberação da Vigilância Sanitária, os produtos são sem agrotóxico, não é orgânico, mas é tudo com muita qualidade. “Para nós, agora que ganhamos um espaço digno, é uma grande vitória. É uma gratidão muito grande ser reconhecido, com uma estrutura bela, de ótima qualidade, e vender nossos produtos com qualidade. E ver que a Secretaria de Agricultura valoriza os agricultores de Guamiranga”.

Ederson Antonio Beledeli e a esposa Solange Úrsula Beledeli também estiveram presentes no evento de inauguração, e levaram para casa verduras, queijo e uma suculenta, que vai dar um destaque maior na residência. Para eles, este era um espaço que faltava no município. “Nós estávamos sentindo falta de produtos produzidos aqui, de forma fresca, com uma qualidade muito grande. É um espaço muito valioso”, disse Solange. “Acredito que é com alegria que a gente propaga essa feira aqui. Agradecemos a todos os envolvidos para que acontecesse este momento, e os agricultores terem um lugar para eles podem negociar as mercadorias”, completa Beledeli.

Louise Amanda Glienke Zittel estava de visita a Guamiranga e aproveitou para conhecer o novo espaço, levou verduras para casa e comprou o famoso pastel da feira.  “Achei muito bem organizado, as barracas muito bem montadas. O sistema utilizado está muito bem ordenado. Acho que tem tudo para ter sucesso daqui pra frente”.

FUNCIONAMENTO

A Feira da Agricultura Familiar de Guamiranga vai funcionar na primeira e terceira quarta-feira do mês, das 16h às 20h, na Feirinha da Lua, e todo sábado pela manhã, das 8h às 12h.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.