Rio Azul recebe Ônibus Lilás para atendimentos às mulheres

Jaqueline Lopes

Rio Azul recebeu nesta semana, na terça-feira (28), o Ônibus Lilás, uma iniciativa da SEJUF, em parceria com as Secretarias Municipais de Assistência Social e Saúde. O veículo disponibilizado fez atendimentos às mulheres do município com orientações sobre violência contra a mulher e exames.
Para iniciar os trabalhos do Ônibus foi feita uma carreata para chamar a atenção da população, mais de 50 pessoas passaram pelos atendimentos, que variaram entre aferição de pressão, testes rápidos, de glicemia, auriculoterapia (medicina alternativa), além de orientação jurídica, social e psicológica com as equipes do CREAS que tem em Rio Azul. Durante o dia, alunos e professores da escola Chafic Cury estiveram presentes e observaram os serviços.
Para o prefeito de Rio Azul, Leandro Jasinski, este foi “um dia muito importante para Rio Azul de combate a violência contra as mulheres. Elas receberam informações jurídicas, todo o assessoramente possível. A nossa equipe e do ônibus tem uma ética muito grande. Foi um atendimento especial para as mulheres do município”, destaca.

“Foi um dia muito especial voltado para a mulher. Agradeço o trabalho de toda a equipe que fez os atendimentos” Prefeito Leandro Jasinski

A secretária de Assistência Social, Ghessi Bucco, comentou sobre a importância de trazer o ônibus Lilás para o município, devido ao aumento dos casos de violência contra a mulher no município, principalmente com a pandemia. “As nossas equipes atendem diariamente as mulheres encaminhando a Rebouças. E trazer essa conscientização, um ônibus que chama a atenção é muito importante para que isso possa diminuir”.
Este encaminhamento é feito para Rebouças devido ser a comarca que atende Rio Azul. E quem visitou a ação foi o promotor de Rebouças, Oséias Vogler. Ele destacou a importância do ônibus para a população. “É um evento de conscientização. Nós temos muitos casos no município e é importante que as pessoas se conscientizem disso. As mulheres, que são vítimas de qualquer tipo de violência, o estado e o município estão à disposição para orientação e encaminhamento em tudo que for necessário”.
A parceria entre as Secretarias foi necessária por se tratar também de um serviço da Saúde. “A equipe foi muito sigilosa, as orientações foram passadas em local afastado dentro do ônibus, e se precisa de ajuda venha até nós na Saúde e Assistência Social que nós estamos aqui para estar junto com as mulheres”, destaca a secretária da pasta, Cristiana Maria Schuvaidak.
Jasinski ainda agradece ao apoio do secretário da SEJUF, Ney Leprevolt, e do governador Ratinho Junior que trazem investimentos e ações do estado para Rio Azul, além de confirmar que o ônibus Lilás estará em Rio Azul no próximo ano.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.