Unidade do SAMU é inaugurada em Teixeira Soares na segunda-feira (10)

Amanda Borges, com reportagem de Nilton Pabis

Na segunda-feira (10), inaugurou-se no município de Teixeira Soares uma nova unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Além de Teixeira, o posto deverá prestar assistência para o município de Fernandes Pinheiro. O Secretário de Infraestrutura e Logística do Governo do Estado, Sandro Alex, marcou presença na cerimônia.

Durante o evento, o secretário frisou que a inauguração é uma conquista importante para o município. “A nossa região ganhou muito com atendimento do SAMU. Isso era um sonho de muitos anos, acredito que a Folha há muitos anos registra essa vontade de ter o atendimento. E a gente ver hoje a população aqui prestigiando, é praticamente a primeira semana do ano, e o ano começar com esse investimento é realmente gratificante”. Sandro explica que participou também em nome do Governador Ratinho Junior, já que ele se encontra em isolamento domiciliar por conta de sua infecção pelo COVID-19.

Além do Secretário, o Prefeito do município de Teixeira Soares, Lula Thomaz, celebra a implementação do SAMU. “Data festiva que comemoramos hoje, um sonho que foi idealizado há um tempo atrás. Muitas pessoas passaram por esse processo e Graças a Deus nós demos continuidade, em parceria com o Governo do Estado. E hoje realizamos esse sonho”, conta Lula. Ele também fez questão de agradecer as parcerias que colaboraram para que a unidade se efetivasse: “Agradeço muito a parceria com os demais prefeitos, especialmente à nossa cidade irmã, Fernandes Pinheiro, com a prefeita Cleonice”. Além da prefeita, Lula frisa a importância do Secretário de Saúde do município, Amauri Klossowski, para a implementação do SAMU.

A Scheila Mainardes, Diretora do Consórcio Intermunicipal SAMU Campos Gerais, explica que a unidade de Teixeira Soares é a 29ª a ser implantada. “Nós temos o intuito de chegar à 33 unidades dentro do primeiro semestre de 2022. E, com prazer e satisfação, estamos hoje em Teixeira Soares fazendo a implantação dessa unidade que irá atender, prioritariamente, Teixeira Soares e Fernandes Pinheiro”, conta Scheila.

De acordo com a diretora, em caso de emergência, a população deverá acionar o socorro, sem custo nenhum, discando o 192. Esse telefonema será encaminhado, inicialmente, para a Central de Regulação Médica de Urgência, localizada em Ponta Grossa. Lá, a situação será analisada e os profissionais da central definirão qual será o melhor caminho a ser tomado, de acordo com as especificidades de cada circunstância. Ainda, Scheila explica que, atualmente, o SAMU realiza 6mil atendimentos por mês nos Campos Gerais.

O Secretário de Saúde do município, Amauri Klossowski, conta que o a implementação da unidade foi possível graças ao esforço de uma equipe de profissionais. Amauri também explica que a base de Teixeira está instalada em uma estrutura de mais de 100m², que comporta garagem, dois quartos, sala, cozinha, lavanderia e banheiro. “Uma estrutura confortável para toda a equipe”, compartilha.

Além disso, Amauri conta que o local da unidade foi estrategicamente escolhido. “É uma estrutura perto da nossa PR, que corta Teixeira Soares, e que tem ligações com a saída do município, como com Fernandes Pinheiro. Isso foi pensado para tentar fazer uma saída rápida e consequentemente um atendimento muito mais rápido”. A equipe do novo SAMU é composta por dez profissionais, sendo eles cinco socorristas e cinco técnicos de enfermagens, todos instruídos e preparados para realização de resgates.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.