Rio Azul inaugura base do SAMU na segunda-feira (10)

Amanda Borges

Na segunda-feira (10), inaugurou-se no município de Rio Azul uma base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o SAMU. Além de Rio Azul, a unidade deverá atender à população de Mallet e Rebouças, municípios vizinhos. O SAMU já está operando e, em caso de emergência, a população deve acionar o socorro, sem nenhum custo, através número 192. Em nome do Ratinho Junior, Governador do Paraná, o Secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, marcou presença na cerimônia.

“Hoje é a realização de um sonho para a nossa região. A 4ª Regional de Saúde há mais de dez anos imagina, pensa e trabalha para que a população da nossa região tivesse o atendimento de urgência e emergência”, conta Sandro. Ele também explica que o processo de implantação do SAMU não é simples e o feito só foi possível graças ao empenho de diversos profissionais e setores, do governo estadual e prefeituras.

O Prefeito de Rio Azul, Leandro Jasinski, conta o serviço do SAMU tem custo elevado para os cofres municipais. Contudo, de acordo ele, o investimento “compensa cada centavo! Não é barato, o investimento é alto, mas é feito um consórcio, envolvendo as duas regionais de saúde: a 3ª, de Ponta Grossa, e a 4ª Regional, de Irati”. De acordo com Leandro, a prefeitura deverá prover, mensalmente, R$30mil para manter o funcionamento da base. Apesar do valor alto, o prefeito frisa: “uma vida não tem preço”.

Além disso, o local escolhido para a instalação da unidade foi selecionado estrategicamente. O SAMU está funcionando próximo a um espaço que está sendo revitalizado e preparado para a operacionalização de diversos setores do atendimento de saúde pública, facilitando o acesso da população. O Prefeito conta que, ao lado da base, um antigo prédio está sendo reformado para a criação de uma nova Unidade Básica De Saúde. Ainda na mesma obra, um espaço está sendo reservado exclusivamente para o atendimento de Saúde da Mulher, com serviços de ginecologia e obstetrícia. Os dois espaços deverão iniciar seu funcionamento em breve.

Moacir Alfredo Szinvelski, o Prefeito de Mallet, uma das cidades que receberá assistência da unidade, comemora: “O SAMU vem para salvar vidas, para nos ajudar com rapidez, eficiência e trabalho. Isso proporciona uma tranquilidade para as famílias, principalmente de Mallet, e da região”. E completa, “nós vamos ter mais segurança para trabalhar”.

Concordando com Moacir, o Diretor da 4ª Regional de Saúde, Walter Trevisan, afirma que o SAMU de Rio Azul, assim como o de Teixeira Soares, inaugurado no mesmo dia, vem para somar. De acordo com ele, as unidades novas desempenham a função de dar apoio no atendimento da unidade de Irati, mais completa e equipada, que conta com a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). “O que a gente quer é poder levar até as pessoas o atendimento em tempo mais oportuno possível”, esclarece.

Trevizan também explica que a implantação das unidades de urgência e emergência refletem em outras esferas do atendimento em saúde. Isso ocorre pois, com a otimização no tempo de socorro, as demandas dos demais serviços de saúde, como os hospitais, diminuem. Em uma situação de emergência, quando um paciente é assistido mais rapidamente, ele dificilmente precisará de serviços mais custosos, como o internamento em um UTI, por exemplo.

“Para a nossa região isso é um ganho muito significativo, não só pela qualidade de vida e segurança das pessoas que isso representa, mas principalmente para consolidar as estruturas de saúde da nossa região”, completa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.