Comitê Territorial Terra dos Pinheirais apresenta propostas para o desenvolvimento regional

Assessoria

Ocorreu na quinta-feira (3), na Associação Comercial e Empresarial de Irati (Aciai), uma reunião para apresentação das ações do Comitê Territorial Terra dos Pinheirais, que tem como principal objetivo promover o desenvolvimento regional a partir de alguns eixos. São eles o do Agronegócio, Turismo, Educação Empreendedora e, Inovação  e Tecnologia.

A presidente do Comitê, Simone dos Anjos, explica que em todos os eixos os trabalhos serão desenvolvidos em parcerias com entidades públicas e privadas representantes dos diversos setores que englobam as áreas a serem desenvolvidas. “A reunião demostrou que cada eixo está bastante articulado dentro das demandas da nossa região, vendo cada desafio, como uma oportunidade. Acredito que este trabalho irá nos trazer bons resultados”, destaca Simone.

O presidente da Cacesul e Aciai, Elias Mansur, que é um dos parceiros do Comitê, ressalta a importância de ações articuladas e planejadas a nível regional. “Quando criamos elos fortes em prol do desenvolvimento todos ganham, a geração de renda ocorre e a economia se torna mais forte. A Cacesul tem esse trabalho focado do desenvolvimento empreendedor através das associações comerciais da região, já a Aciai, além de atuar por Irati, busca sempre pensar regionalmente, como uma forma de fortalecer a todos”, afirma Mansur.

A consultora do SEBRAE, Fabiola Cristine Costa, explica que “o comitê tem como objetivo principal o desenvolvimento territorial com ações efetivas para os municípios e o coletivo atinge o desenvolvimento regional”. O SEBRAE é o articulador do Comitê e faz as conexões com as outras instituições para trazer as realidades, e aproximar as informações, através das pesquisas e pessoas que podem atuar e fazer uma atuação mais efetiva em cada eixo.

AGRONEGÓCIO

No primeiro, a proposta é de estimular e fomentar o desenvolvimento sustentável, com agregação de valor ao agronegócio. Para isso, alguns compromissos foram elaborados pelo comitê, como a criação de um projeto de constituição de um consórcio SIM/SUSAF com adesão de todos os municípios que compõem o território. Além disso, o eixo propõe um levantamento das áreas preservadas com potencial de geração de ICMS Ecológico, assim como uma busca por potenciais agroindústrias para a região. A reformulação do programa Fábrica de Agricultor também está na pauta. As ações no eixo do agronegócio pretendem atingir desde pequenos e médios produtores até associações e cooperativas.

TURISMO

Na área de turismo o foco é o desenvolvimento de atividades turísticas sustentáveis nos municípios do território da Terra dos Pinheirais. Os membros responsáveis por este setor terão o trabalho de incentivar a criação de parcerias público e privada para a promoção dessas atividades, assim como aproximar a parceria do sistema “S” para  o fortalecimento do Turismo. Além disso, buscarão a criação de Conselhos Municipais de Turismo na participação da iniciativa privada nesses órgãos.

INOVAÇÃO E TECNOLOGIA

O mundo cada vez mais digital pede por uma atenção especial ao setor da inovação e tecnologia. O Comitê Territorial Terra dos Pinheirais também apresentou propostas para esta categoria. Conforme a apresentação divulgada, serão fortalecidas as cadeiras produtivas por meio da inovação e tecnologia, com a intenção de agregar valor.

A partir disso se intensificaram as pesquisas e diagnósticos para identificar as necessidades de ofertas e demandas das inovações e tecnologias. Outro tópico apresentado é de aproximação das empresas aos desenvolvedores dessas pesquisas.

EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA

No eixo da educação a principal proposta é fomentar o empreendedorismo nas instituições de ensino e na comunidade. Entre os compromissos do comitê nesta área, estão a implementação de ações de educação empreendedora nos municípios, a promoção de fóruns de debate sobre o assunto e a aproximação das universidades com a comunidade trabalhando empreendedorismo.

COMITÊ

O comitê abrange todos os municípios que fazem parte da Associação dos Municípios do Centro-Sul (Amcespar): Teixeira Soares, Fernandes Pinheiro, Irati, Prudentópolis, Rebouças, Rio Azul, Mallet, Guamiranga, Inácio Martins e Imbituva. Fazem parte do projeto integrantes do setor público e privado, produtores rurais e associações comerciais. Todas as fotos você também encontra no site da Aciai www.aciai.org.br

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.