Empenhada

A comandante do Corpo de Bombeiros de Irati, Capitã Carla Spak, está fazendo um grande esforço para que ocorra a emancipação (elevação) do Subgrupamento de Bombeiros de Irati para Grupamento Independente. Isso se dá porque está próximo ao governador o decreto que eleva a situação. Uma grande conquista para a região. Além dos políticos que estão atuando pela causa, como o prefeito Jorge Derbli e a prefeita de Fernandes Pinheiro, Cleonice Schuck, também a capitã está correndo atrás. No evento em Rio Azul, Carla conversou com a primeira-dama do estado, Luciana Saito Massa, e pediu a sua intervenção junto ao governador para que assine o decreto.

1º de Abril

Parece até pegadinha de 1º de Abril, mas não é. O ex-governador Roberto Requião, responsável pelo Elefante Branco construído em Irati (leia-se Centro Cultural Denise Stoklos), reuniu pouco mais de 100 pessoas e voltou a Irati na noite desta quinta-feira (31) para criticar o governo atual. O palco foi a Câmara de Vereadores de Irati, e reuniu a esquerda da região. Requião filiou-se ao PT recentemente, onde é pré-candidato ao Governo do Estado. Mas sua ida ao PT traz dificuldades como a de montar a chapa de deputados e, inclusive, a de encontrar alguém que queira ocupar o cargo de vice.

Requião em Irati

Irati não tem uma lembrança positiva do PT no comando municipal, e o discurso da velha política já não arrasta multidões. O evento palco para Requião contou com míseros 100 espectadores presenciais, incluindo os membros que vieram junto da caravana. Apoiado por Lula, tem dificuldade de agregar outros partidos além do PCdoB e PV. O discurso já não encanta mais e não reuniu nem os MDBs “velhos de guerra”.

Apoiadores

Dentre os discursos inflamados, Odilon Burgath ressurgiu das cinzas. Também, o ex-vice-prefeito de Fernandes Pinheiro, Dea, e o ex-provedor da Santa Casa de Irati, Germano Strasman, discursaram em apoio a Requião, além do professor João Dreminski, e do radialista André Nogueira.

Dia 1º

Além de ser o Dia da Mentira, também é o último dia para a janela partidária para as eleições de 2022.

Mais um candidato

A lista de candidatos a deputados não para de crescer. Agora, é o professor João Dreminski que é pré-candidato pelo PCdoB. Ele foi candidato a prefeito nas últimas eleições e teve 911 votos. Sua candidatura foi anunciada em evento do PT, realizado na quinta (31). Este é o candidato, até agora, que aglutina a esquerda de Irati. João é professor do IFPR de Irati.

MDB está com Ratinho

Vídeo: Reprodução

O advogado Josué Higemberg, presidente do MDB de Irati, lançou um vídeo pra reafirmar o compromisso tanto do MDB de Irati quanto do Paraná. Isso se deve após a Caravana de Requião passar por Irati e um membro do MDB utilizar da tribuna apoiando a sua candidatura pelo PT.

Moro No União Brasil (SP)

O ex-juiz Sergio Moro (Podemos) foi convidado pelo presidente do União Brasil, Luciano Bivar, e abandonou tanto o Podemos (PR) como mudou seu domicílio eleitoral para São Paulo. Mas para isso Moro não será mais candidato a presidente (pelo menos até o momento), mas, sim, como candidato a deputado federal, agindo, assim, como um puxador de votos. Com a saída de Moro e anteriormente a de Cesinha Silvestri, esvaziam o Podemos de Álvaro Dias, enfraquecendo também sua candidatura ao Senado. 

Alguns políticos são como cartomante com Alzheimer! Sabem tudo sobre os próximos quatro anos, mas não lembram nada dos últimos 16!

Mão aberta

O governo Ratinho Junior realizou uma série de eventos esta semana com uma vasta liberação de recursos para marcar a saída de diversos secretários que deverão ser candidatos nas próximas eleições. Como o próprio secretário de Saúde, Beto Preto, que disputará uma vaga no Congresso e Sandro Alex, que vai a reeleição pelo PSD.

Estacho no PSD e Aliel Machado no PV

O deputado Estacho, conhecido pelo seu personagem de humor, filiou-se também ao PSD e vai concorrer a uma vaga a deputado Federal. Por outro lado, Aliel Machado, voltado mais a esquerda, deixou o PSB e filiou-se ao PV, que vai apoiar Requião e Lula, onde vai disputar a vaga de deputado federal, apostado na criação da federação. O PSB no estado do Paraná ficou a míngua. Na foto, Estacho junto de Helio de Melo, presidente da Câmara de Irati, durante evento do PSD.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.