Centro de Tradições Willy Laars de Irati está sendo reformado para o 32ª Rodeio Criolo de Irati

Amanda Borges, com reportagem de Jaqueline Lopes

O Centro de Tradições Willy Laars de Irati está sendo reformado para receber dois grandes eventos que ocorrem em breve no município: o 32ª Rodeio Criolo de Irati e a 1ª Expo Irati. Entre as obras estão a cobertura da pista de laço, o centro de eventos e uma subsede da Prefeitura.

A população poderá conferir as três novidades a partir do dia 15 de julho, data em que Irati completa 115 anos e as comemorações do aniversário iniciarão. Na ocasião ocorrerá a inauguração do Centro de Eventos, espaço que poderá comportar até três mil pessoas.

Ainda, a pista de laço coberta terá cerca de 4500m² e está sendo construída a partir de recursos viabilizados pelo Deputado Estadual Ademar Traiano e com contrapartida municipal. A Prefeitura de Irati também poderá se organizar durante e após as atividades festivas com a construção de um prédio dedicado ao poder público, a subsede.

“A ideia é transformar em um parque de exposições, de festas e de lazer para a população. O Centro de Eventos, que abriga 3 mil pessoas, onde podem ocorrer eventos promocionais e beneficentes, também a pista de laço coberta onde se pode fazer várias atrações e também uma pista para as pessoas passearem em torno do lago, que ficará pronta ainda esse ano”, afirmou o prefeito de Irati, Jorge Derbli.

Ao todo, estão sendo investidos R$ 2 milhões para a realização dos três novos investimentos. Além do valor, outros R$ 7 milhões também operam no CT, mas para a construção da Cidade do Idoso, obra que segue com ritmo acelerado. “A gente espera que essas obras sejam copiadas em outros municípios do estado do Paraná”, dispara Derbli. Além disso, o prefeito explica que a construção de uma usina fotovoltaica também está sendo planejada no espaço.

USINA FOTOVOLTAICA

De acordo com o prefeito do município, a gestão planeja construir uma usina fotovoltaica que gerará energia para os prédios públicos municipais de Irati. As placas de geração de energia deverão ser instaladas acima das coberturas do CT, como a da pista de laço, aproveitando a estrutura já pronta. 

Conforme explica Derbli, com a usina a conta de luz de prédios como a prefeitura, escolas e postos de saúde poderão ser reduzidas drasticamente, por conta do aproveitamento da energia solar gerado pelo novo sistema.

 “A grande obra que vai acontecer aqui no ano que vem e nós vamos licitar esse ano vai ser a maior usina fotovoltaica da nossa região. Aproveitando toda essa cobertura da pista de laço, dos barracões, que girará em torno de 10 mil metros quadrados, onde aqui implantaremos a maior usina solar da região”, finalizou Jorge.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.