Fernandes Pinheiro abre cadastro para Programa Plantando o Futuro

Daniela Valenga

A Prefeitura de Fernandes Pinheiro, por meio das Secretarias de Agricultura e Meio Ambiente, abriu cadastro para o Programa Plantando o Futuro. O projeto distribui de forma gratuita mudas de eucalipto, pinus e erva mate para produtores do município. O cadastro pode ser feito até o dia 20 de agosto.

Os produtores interessados em receber as mudas devem ir até a Secretaria de Agricultura para demonstrar o interesse. É necessário apresentar o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e comprovante de inscrição do Bloco de Produtor Rural (CADPRO) no momento do cadastro.

“O Programa beneficia os pequenos produtores de Fernandes Pinheiro, porque gera uma fonte de renda extra e ajuda na preservação do Meio Ambiente” – Luciele Aparecida Scheidt

Para a Prefeitura, o Programa Plantando o Futuro tem resultados econômicos e ambientais. “O Programa beneficia os pequenos produtores de Fernandes Pinheiro, porque gera uma fonte de renda extra e ajuda na preservação do Meio Ambiente”, destaca Luciele Aparecida Scheidt, diretora do departamento responsável.

Eucalipto, pinus e erva mate são três das principais culturas de florestas plantadas para comércio no Brasil. Somente a erva mate gera anualmente cerca de R$559,7 milhões para o país, segundo a pesquisa da Produção da Extração Vegetal e da Silvicultura (PEVS), realizada pelo IBGE.

Programa Plantando o Futuro

O Programa Plantando o Futuro foi criado através de uma lei municipal que autoriza o Poder Executivo a adquirir e distribuir gratuitamente mudas de plantas para os produtores de Fernandes Pinheiro.

Desde 2006, o município realiza a entrega de mudas de pinus e eucalipto, e desde 2017 também realiza a distribuição de erva-mate.

Em março deste ano, a Prefeitura entregou 30 mil mudas de erva mate para 107 produtores locais. Em novembro de 2021, a prefeitura já havia entregado 14,5 mil mudas de Pinus e 29 mil mudas de eucalipto, para 49 produtores do município.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.