Ministério da Saúde visita Fernandes Pinheiro para conhecer o PlanificaSUS

Daniela Valenga

O município de Fernandes Pinheiro recebeu na Unidade de Saúde da Sede a visita técnica de equipes do Hospital Israelita Albert, Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), Secretária de Saúde do Paraná (SESA) e 4ª Regional de Saúde. O motivo da visita, realizada no dia 03 de agosto, foi a metodologia PlanificaSUS, realizada na UBS.
O projeto de Planificação da Atenção à Saúde, o PlanificaSUS, é voltado para a organização e integração da Atenção Primária à Saúde (APS) e da Atenção Especializada (AE), que atendem os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Mostramos nossas experiências exitosas de trabalho, evidenciando a capacidade técnica e também levamos demandas pontuais ao Ministério da Saúde, a fim de melhorar os processos de trabalho e atingir indicadores de saúde”, relatou a secretária de Saúde, Emanuelle De Matos.
A metodologia do PlanificaSUS tem o objetivo de identificar de forma mais clara quais são os grupos de risco e assim direcionar as ações da saúde para abranger esses grupos. “Busca consolidar a operacionalização plena da Rede de Atenção à Saúde”, resume a secretária .
Entre as ações relacionadas ao PlanificaSUS está o desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes necessárias às equipes técnicas e gerenciais para organizar, qualificar e integrar os processos de trabalho da saúde.
Agosto Dourado
Um exemplo dos trabalhos que a Secretária de Saúde de Fernandes Pinheiro realiza ocorre durante este mês, o chamado Agosto Dourado de conscientização sobre a importância do aleitamento materno. “Mais que um ato de amor, amamentar traz saúde para o bebê, porque protege de doenças, infecções respiratórias e alergias e gera um forte vínculo com a mãe”, explica Emanuelle.
Em 2019, a Secretaria idealizou o evento municipal para ocorrer inicialmente em 2020. Por conta da pandemia, não foi possível realizar nos últimos dois anos. Agora, a secretaria retornou com as campanhas de promoção e prevenção à saúde, incluindo o evento em alusão ao Agosto Dourado.
Participaram do evento a coordenadora do projeto Cuida Bem do departamento de fonoaudiologia da Unicentro, que atua em aleitamento materno há 25 anos, junto a uma equipe de acadêmicas, que fizeram explicações sobre mitos e verdades na amamentação. Também, o Corpo de Bombeiros fez orientações sobre a manobra de heimlich nas situações de engasgos de vias aéreas por obstrução com leite materno ou alimentos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.