Exame BERA: entenda o que é, para que serve e como é feita a avaliação

Dr. Bruno L. Alencar, Otorrinolaringologista. CRM 18299 RQE 13511

O exame BERA, também conhecido como PEATE ou Potencial Evocado Auditivo do Tronco Encefálico, é um exame que avalia todo o sistema auditivo, verificando a presença de perda auditiva, que pode acontecer devido a lesão na cóclea, no nervo auditivo ou no tronco encefálico.
Apesar de poder ser realizado em adultos, o exame BERA é feito mais frequentemente em crianças e bebês, principalmente quando há algum risco de perda auditiva devido a condições genéticas ou quando há um resultado alterado no teste da orelhinha, que é um teste realizado logo após o nascimento e que avalia a capacidade auditiva do recém-nascido.
Além disso, este exame também pode ser pedido em crianças que apresentam atraso no desenvolvimento da linguagem, pois esse atraso pode ser um sinal de problemas auditivos.
Para que serve o exame
O exame BERA é indicado principalmente para avaliar o desenvolvimento e a resposta auditiva de crianças, recém nascidos prematuros, crianças autistas ou com alterações genéticas, como por exemplo a Síndrome de Down.
Além disso, o exame também pode ser feito para diagnosticar a perda auditiva em adultos, investigar a causa de zumbidos, detectar a presença de tumores envolvendo os nervos auditivos ou para monitorar pacientes internados ou em coma.
Como é feito o exame
O exame dura entre 30 e 40 minutos e normalmente é feito enquanto se dorme, pois é um exame muito sensível e, assim, qualquer movimento pode interferir no resultado do exame. Caso a criança se movimente muito durante o sono, o médico pode aconselhar fazer a sedação da criança pelo tempo do exame, para garantir que não existe movimento e que o resultado não é alterado.
O exame consiste na colocação de eletrodos atrás da orelha e na testa, além de fone de ouvido que é responsável por produzir sons que irão ativar o tronco encefálico e os nervos auditivos, gerando picos de eletricidade de acordo com a intensidade do estímulo, que são captados pelo eletrodo e interpretados pelo médico a partir das ondas sonoras registradas pelo equipamento.
O exame BERA não necessita de qualquer tipo de preparo especial e é um procedimento não invasivo que não causa qualquer tipo de dor ou desconforto.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.