Cuidados em época de fim de ano devem ser redobrados na pandemia

Com as compras de Natal, os cuidados com a Covid-19 devem ser redobrados, é o que orienta Agostinho Basso,que é coordenador do Centro de Operações Especiais e de Fiscalização da Covid-19 (COEF).

A atual situação de Irati consiste na falta de procura pelas unidades sentinelas. Agostinho fala as pessoas não têm buscado a epidemiologia por medo de terem que cumprir os 14 dias de isolamento. “Alertamos a população porque sabemos que em anos normais já era comum baixarem as procuras por consultas, o pessoal nesta época não costuma ir ao médico e nem ao posto de saúde, os números não estão diminuindo. O que acontece é a falta de procura pelas unidades, e isso é grave, porCOVID-19 Cuidados em época de fi m de ano devem ser redobrados na pandemia Apesar de os números terem uma pequena baixa neste momento, em Irati, a situação ainda não está controlada que a transmissão vai ser ainda maior”, disse Basso.

O enfermeiro orienta também que sejam redobrados os cuidados na hora das compras de fi m de ano e das festas, já que em outros anos era comum uma grande quantidade de pessoas circulando pelo comércio. “Falando especificamente dos cuidados com essa época de Natal, o primeiro deles é usar máscara o tempo todo, saiu de casa tem que usar a máscara, entrou no comércio e tem muita gente, anda mais um pouco e volta depois. Não se deve fi car em locais que têm muitas pessoas, tem que tomar cuidado, procurar um horário que não esteja tão lotado, manter o distanciamento. Não é que a população não possa sair para as compras, mas ela deve sair com cuidado redobrado”, afirma Agostinho.

Ele pede para que as compras sejam feitas por, no máximo, dois membros da família, para que não tenha aglomeração nas ruas, e também para que procurem pensar no que vão comprar antes de sair de casa.

MUDANÇA DE HÁBITOS 

 Agostinho retoma que hábitos antigos devem ser mudados para neste momento. “Para nós, a pandemia é coisa nova e exigiu de nós mudanças de hábitos. Evite viajar, evite receber visitas de fora, sabemos que não é costume, que o nosso povo é um povo hospitaleiro, jamais diríamos para um familiar, um amigo, não vir, mas estamos em pandemia e ele deve entender, sabemos também que é costume passar o de fi nal de ano, nas praias e em outros pontos turísticos, mas esse ano é diferente”, orienta o coordenador.

MENSAGEM DE NATAL  

Agostinho deixa uma mensagem de Natal para a população de Irati. “Apesar de este ser um ano difícil para todos, é momento de reflexão, momento de pensar no futuro, de olhar para 2021 que já está batendo a porta. A vacina já vai chegar, teremos que manter os cuidados, mas não tenho dúvida nenhuma que 2021 vai ser um ano melhor, um ano de crescimentos, de melhorias, de expansão. Que Jesus Cristo, nosso grande mestre Filho de Deus, que vem no Natal, que nasce na manjedoura do nosso coração, possa nos trazer esta esperança e luz. Que Deus abençoe a todos, feliz e santo Natal, um abençoado e próspero 2021”, deseja o enfermeiro.

Comentários estão fechados.