Calçadão em frente ao Santuário Nossa Senhora das Graças é iniciado em Prudentópolis

Recentemente, foram iniciadas em Prudentópolis as obras do calçadão em frente ao Santuário Nossa Senhora das Graças, na Rua Cândido de Abreu, ao todo o espaço terá 551m² e serão feitos no local serviços de calçamento, elétricos e drenagem. O investimento para a obra é de R$172.306,52 oriundos de recursos próprios da administração municipal.

A obra já era uma solicitação antiga da comunidade e da paróquia. “Há muito movimento aqui em frente e o trânsito por aqui é muito complicado. Agora vai melhorar, pois haverá uma só passagem e isso traz mais segurança a todos”, conta o Padre do Santuário Nossa Senhora das Graças, Thiago Zella Hoffmann. A previsão é que os serviços sejam concluídos até o início de 2021.

SANTUÁRIO NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS

Construída na década de 1950, com seu estilo gótico, possui no seu interior um altar-mor, ricamente trabalhado em mármore que abriga uma imagem de Nossa Senhora das Graças, esculpida, especialmente, para este templo. O que se destacam também são seus vitrais com as imagens de Nossa Senhora do Rosário e da Sagrada Família Durante muitos anos, as novenas eram realizadas dentro da Igreja que ficava lotada de fiéis que chegavam de todas as comunidades do município. A liturgia e os cantos em louvor ao padroeiro eram animados pelos grupos das comunidades do interior que participavam com oração e cantos sempre com a exímia execução de peças sinfônicas usando os mais variados instrumentos musicais. O acordeom tornou-se um dos instrumentos tradicionais na região e, nas celebrações religiosas, não foi diferente. Devido às raízes europeias do povo, o som da sanfona, instrumento musical muito popular naquela região, foi facilmente incorporado em Prudentópolis, já com a adesão de novos ritmos e arranjos brasileiros.

As barraquinhas com vendas dos produtos típicos eram instaladas no pavilhão e ao redor da Igreja. No início, estas eram construídas de madeira, de forma improvisada. Com o passar do tempo, foi adotada a estrutura de metal para a montagem das mesmas com cobertura de lona ou tecido de seda. Esta mudança tinha o propósito de oferecer maior conforto e segurança tanto para os vendedores quanto para os visitantes.

Comentários estão fechados.