CIEE/PR comemora 53 anos no Paraná

Amanhã, dia 14/08/2020, o Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná (mais conhecido por CIEE/PR) estará comemorando 53 anos de fundação.

O CIEE/PR foi criado no ano de 1967, através da iniciativa de um grupo de educadores e empresários preocupados com a inserção e a qualificação de jovens para o mundo do trabalho. 

 

E, nesses 53 anos, CIEE/PR já ultrapassou a marca de 1,5 milhão de participantes nos programas de aprendizagem, estágio, cursos livres e demais programas sociais oferecidos pela entidade.  

 

O CIEE/PR possui uma rede de 37 unidades operacionais no Paraná, possuindo instalações em Irati, já há 21 anos, atendendo os jovens do nosso município, bem como também de toda a região.

 

Em Irati, o escritório do CIEE/PR localiza-se na Rua Marechal Deodoro, n° 112, Centro, próximo aos Correios da Praça da Bandeira. E, devido às recomendações das autoridades públicas competentes, no que tange ao enfrentamento da pandemia da COVID-19, por enquanto, o atendimento presencial está suspenso, mas a equipe do CIEE/PR encontra-se à disposição através do telefones: (42) 3423-2606, (42) 9-9153-5328 e (42) 9-9998-0038, e-mail: [email protected] e site: www.cieepr.org.br.

 

 

O CIEE/PR desenvolve os seguintes programas: 

  • Programa de Aprendizagem 

O CIEE/PR atua na capacitação de jovens para o trabalho por meio do Programa de Aprendizagem, previsto na Lei nº. 10.097/2000, destinado a adolescentes e jovens com idade entre 14 e 24 anos. Atualmente as capacitações dos aprendizes ocorrem nas áreas, tais como: Serviços Administrativos; Produção Industrial; Comércio e Varejo; Varejo e Supermercado; Telesserviços/Telemarketing. 

  • Programa de Estágio 

Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos. 

  • Programas Sociais 

Jovem em Ação: É um programa social gratuito, destinado a jovens com idade entre 14 e 22 anos, realizado em 4 encontros que têm como foco a promoção da cidadania e da capacitação profissional, a fim de oportunizar o desenvolvimento da empregabilidade, a geração de renda e o fortalecimento dos vínculos familiares. 

Família em Ação: É um programa social também gratuito que ocorre em 1 encontro, voltado especialmente aos pais e/ou responsáveis dos jovens. O encontro tem como objetivo repassar conceitos e orientações para uma reflexão sobre o papel da família na formação do caráter, do cidadão e do protagonismo dos filhos na vida pessoal e profissional. 

  • Cursos Livres de Capacitação 

Por meio dos Cursos Livres, o CIEE/PR oferece desde 2004, gratuitamente, vários cursos, palestras e oficinas em diversos municípios do Estado. O objetivo principal é incentivar o aperfeiçoamento pessoal e profissional dos participantes, capacitando para o ingresso no mundo do trabalho. O programa contempla estudantes cadastrados no CIEE/PR, e da comunidade geral, em especial os jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. 

O CIEE/PR se coloca à disposição dos jovens que queiram se qualificar e conseguir um espaço no mercado de trabalho, da mesma forma que também se coloca à disposição de empresários que queiram contratar aprendizes e/ou estagiários, além de parcerias de cunho social.

 
 
 

Comentários estão fechados.