Empresariado de Irati reúne-se com prefeito e autoridades de Saúde

Na manhã desta segunda-feira (20), empresários de Irati dos mais variados ramos do comércio, estiveram reunidos com o prefeito Jorge Derbli e autoridades de Saúde para a apresentação de propostas de conduta para o Município frente à pandemia. No teor geral, pedem flexibilização de horários, de serviços e circulação em áreas públicas.

Um documento com sugestões dos empresários foi entregue ao prefeito e demais autoridades, que serão estudadas e avaliadas para contribuir na formulação de um novo decreto municipal a ser emitido na próxima QUARTA-FEIRA, dia 22. São 15 propostas, cujo resumo está a seguir.

– Revogar decretos anteriores e sempre emitir um novo decreto consolidando tudo. Isso evita ficar se remetendo a decretos antigos para saber o que é ou não permitido.

– Elaborar cartilha simples, resumindo em desenhos, que é mais fácil interpretar, e podem ser compartilhados em redes sociais.

– Lançar o plano de risco da cidade, através de bandeiras que definam a situação. Por exemplo, AMARELA (alerta de lotação hospitalar), LARANJA (risco de lockdown total) e assim por diante.

– Explanar sobre a destinação de verbas estaduais e federais, se vieram ou não e, se virão, em que serão empregadas.

– Toque de recolher diferenciado. Primeira chamada às 21h, onde após o mesmo, só poderão circular trabalhadores dos serviços permitidos. E segunda chamada à meia-noite, com toque de recolher geral.

– Liberação do delivery todos os dias da semana até as 23h.

– Liberação do horário normal do comércio de rua geral, porém respeitada a limitação de 40% ou 50% da capacidade de lotação do estabelecimento, mais as medidas protetivas essenciais (álcool gel, máscara, distanciamento, etc).

– Liberação do horário normal para supermercados, para ampliar o tempo de atendimento e, com isso, reduzir aglomerações.

– Liberação de cultos e missas em áreas abertas, e em que as pessoas permaneçam em seus carros.

– Liberação de praças e parques para que as pessoas possam se exercitar e, assim, melhorarem seu condicionamento e imunidade.

– Trancar as duas faixas da esquerda da Rua Dona Noca aos domingos, e deixá-las exclusivamente para caminhadas.

– Em caso de eventual lockdown, observar a região como um todo, via AMCESPAR ou outra observação, pois constatou-se migração de iratiense para outros municípios nos finais de semana com restrição total ao comércio local.

– Repensar o fechamento do comércio aos sábados, por afetar clientes e estabelecimentos.

– Intensificar a fiscalização em lojas e supermercados por parte da Polícia Militar e Guarda Municipal, para aferir a quantia de público no interior dos estabelecimentos.

– Manter pessoa fixa na entrada de supermercados para orientar a população.

O prefeito agradeceu a presença de todos e ao documento com as propostas, garantindo que todo o conteúdo será discutido junto aos setores de Saúde para avaliar a possibilidade do que pode ser colocado em prática de imediato. Ainda na reunião, Derbli lamentou o primeiro óbito por Covid-19, ocorrido na tarde de ontem (19), e manifestou condolências aos familiares.

Comentários estão fechados.